ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Inscrições para concurso da Guarda Municipal seguem até dia 28

São 273 vagas abertas, com salário de R$ 1.690,02, para reforçar efetivo

Tainá Jara | 13/01/2021 11:17
Guarda Municipal fiscalização medidas de prevenção com a covid-19 (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Guarda Municipal fiscalização medidas de prevenção com a covid-19 (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

As inscrições para concurso da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande estão abertas até o dia 28 de janeiro. São 273 vagas abertas para reforçar o efetivo de cerca de 1,1 mil servidores que atuam na função.

Publicado no final do ano passado, o edital do concurso prevê salário de 1.690,02, mais bolsa alimentação no valor de R$ 294,00. As inscrições seguem até às 23h59min de 28 de fevereiro de 2021. A prova objetiva de conhecimentos será realizada no dia 16 de maio de 2021, das 8h30min às 12h30min.

Também serão capacitados 200 Guardas para uso de armamento letal e mais outros 200 para utilizar a pistola de condutividade elétrica (armamento não letal).

Mais estrutura - De acordo com o prefeito Marquinhos Trad, os novos servidores terão a disposição estrutura reforçada de trabalho.

O projeto de ampliação do Centro Integrado de Controle Operacional prevê a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as regiões da cidade. Mais 100 câmeras serão compradas em parceria com a bancada federal, por meio de emendas parlamentares. Para auxiliar as ações de vigilância e monitoramento, a prefeitura fará a aquisição de dois drones.

“As câmeras auxiliam no combate a pequenos delitos, na prevenção ao aliciamento de crianças e adolescentes para o tráfico e uso de droga; proporcionam maior sensação de segurança e efetividade nas ações de segurança, além de garantir economia aos cofres públicos”, frisa Marquinhos.

A prefeitura investiu no aumento da frota, de 57 em 2017, para 97 em 2020, a quantidade de viaturas. Com relação ao quantitativo de armamento letal, o salto foi de 275 em 2017, para 500 em 2020. O aumento foi possível por conta de novas aquisições e doações recebidas, com isto possível criar programas de patrulhamento escolar, rondas ostensivas nos bairros e também em eventos realizados na cidade.

Para 2021, serão adquiridas mais 30 novas viaturas com recursos do Finisa e emendas parlamentares. Além disso, a prefeitura fará a compra de mais uniformes e armamento letal e não letal.

Os guardas conquistaram o plano de salários e carreiras; cursos e capacitações que habilitaram o efetivo para manuseio e porte de arma de fogo; qualificação para melhoria no atendimento à população e formação de novos agentes para atuação no trânsito da Capital e ações voltadas para o bem estar animal.

Atendimento à população - Os moradores tiveram a segurança de seus bairros reforçada com a chegada das gerências operacionais da guarda.

As gerências foram implantadas efetivamente em 2017, com a lei municipal 5.793, de 3 de janeiro de 2017, que reestruturou toda a parte administrativa da Prefeitura de Campo Grande. A lei criou o Gabinete de Gestão Integrada, que tem por objetivo garantir a participação da comunidade em geral nas discussões sobre segurança pública. Hoje, líderes de bairros e presidentes de associações se reúnem com autoridades da segurança pública para tratar de assuntos relacionados a problemas de segurança dos seus bairros.

A guarda também se reestruturou e hoje é efetiva em áreas bastante sensíveis. Na Casa da Mulher Brasileira, 30 guardas atuam na proteção à mulher vítima de violência. A Patrulha Ambiental auxilia na proteção aos animais e o Grupo de Pronta Intervenção atua em operações especiais. Treinados pela Polícia Federal e Exército, eles reforçam a segurança em Campo Grande.

Dados do relatório de 2019 da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública apontam uma redução de 66,7% em roubo seguido de morte; 58,3% em roubo em via pública e 36,9% no número de roubos a estabelecimentos comerciais em Campo Grande.

Com o advento da covid-19, e a partir da decretação das medidas restritivas e das regras de controle impostas, a Sesdes tem mobilizado todo o seu efetivo no sentido de também realizar plenamente todas as competências organizacionais no esforço de contribuir no combate da pandemia. Somente em 2020, a Guarda Civil Metropolitana realizou 95.882 rondas preventivas motorizadas nas sete regiões e nos distritos da capital.

Nos siga no Google Notícias