ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Inspirado no AA, grupo aposta no amor para ajudar os neuróticos

Alan Diógenes | 19/09/2014 18:07
Encontro acontece no Eco Hotel do Lago, na Chácara das Mansões e reúne 260 pessoas. (Foto: Alessandro Martins)
Encontro acontece no Eco Hotel do Lago, na Chácara das Mansões e reúne 260 pessoas. (Foto: Alessandro Martins)

Inspirado no A.A. (Alcoólicos Anônimos), o grupo que ajuda todas as classes de neuróticos anônimos foi criado há 40 anos no país e nesta sexta-feira (19) reúne 260 pessoas em Campo Grande no 36º Encontro Nacional de N/A. O evento terá três dias e pretende colaborar para que pessoas deprimidas ou com qualquer outro tipo de transtorno psicológico consiga se livrar das doenças da mente através do amor fraternal.

De acordo com a organizadora, que pediu para ser identificada apenas como Bya, durante a programação, atividades teóricas irão ensinar a literatura dos N/A (Neuróticos Anônimos) para os participantes, ou seja, como se livrar do desequilíbrio emocional, controlar as emoções, para enfim, ser curado das doenças.

“Durante todo o encontro ensinamos a literatura da irmandande que desenvolve um trabalho psíquico, emocional e espiritual, sem se quer citar crenças ou religiões. A pessoa que vem aqui fica conhecendo através dos depoimentos coletivos e das experiências de outros membros, como fazer para se livrar desses angústias, medo, solidão, depressão, entre outros”, explicou Bya.

O aposentado Eleude, 69 anos, que também pediu para ser identificado apenas pelo primeiro nome, disse que conheceu o N/A quando foi levar o cunhado no A.A. “Meu cunhado tinha problemas com o álcool, mas tinha vergonha de ir sozinho no A.A., e me chamava para ir junto. Em uma das visitas eu conheci o Neuróticos Anônimos, respondi um questionário e acabei me encaixando. A partir daí, comecei a frequentar o grupo”, comentou.

Através de ajuda, Marcia se livrar da depressão. (Foto: Alessandro Martins)
Através de ajuda, Marcia se livrar da depressão. (Foto: Alessandro Martins)

Eleude contou que o pior foi quando teve uma recaída. “Quando eu ainda estava indo no grupo, tive uma recaída e minha depressão voltou maior ainda do que antigamente. Eu tinha raiva e ódio de Deus e fui no fundo do poço. Um certo dia consegui me reerguer e estou firme e forte na irmandade. Ainda resisto a acreditar em Deus, mas estou conseguindo melhorar meu pensamento através dos encontros com os Neuróticos Anônimos”, mencionou.

Já a professora Marcia Aquino, 41, conheceu o grupo através de uma amiga que frequentava o A.A. “Tinha muita depressão e nem com medicação, terapia, massagem e consultas com psicólogos adiantou. Quando conheci os N/A vi aqui ali seria o lugar certo para eu me curar”, ressaltou.

Para ela desenvolver simples atividades do dia a dia, que antes era algo quase impossível, hoje é sinônimo de prazer, satisfação e autoestima elevada. “Depois que entrei no grupo consigo fazer minhas tarefas diárias com calma e concentração. Hoje consigo resolver situações sérias de maneira controlado e serena”, finalizou.

Serviço - Na Capital existem quatro grupos de N/A que desenvolvem atividades diárias. São eles: Grupo Renovação, na avenida Bandeirantes, número 2.306; Grupo Amor em Ação, na Galeria São José, 2º Andar, Sala 210; Grupo Heitor Castoldi, no Salão Paroquial da Igreja São Francisco e o Grupo Viver e Deixa Viver, na rua Manoel Ferreira, 171, Bairro Santo Antônio. Telefone p/contato : 8131-0961.

O Encontro Nacional acontece a partir desta sexta-feira (19) e segue até domingo (21) no Eco Hotel do Lago, na Rua Bom Retiro, número 1.098, Bairro Chácara das Mansões, a partir das 12h. No sábado (20) haverá um baile com um dupla sertaneja. Telefone/Contato: 3393-0101.

Nos siga no Google Notícias