A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

19/09/2014 18:07

Inspirado no AA, grupo aposta no amor para ajudar os neuróticos

Alan Diógenes
Encontro acontece no Eco Hotel do Lago, na Chácara das Mansões e reúne 260 pessoas. (Foto: Alessandro Martins)Encontro acontece no Eco Hotel do Lago, na Chácara das Mansões e reúne 260 pessoas. (Foto: Alessandro Martins)

Inspirado no A.A. (Alcoólicos Anônimos), o grupo que ajuda todas as classes de neuróticos anônimos foi criado há 40 anos no país e nesta sexta-feira (19) reúne 260 pessoas em Campo Grande no 36º Encontro Nacional de N/A. O evento terá três dias e pretende colaborar para que pessoas deprimidas ou com qualquer outro tipo de transtorno psicológico consiga se livrar das doenças da mente através do amor fraternal.

De acordo com a organizadora, que pediu para ser identificada apenas como Bya, durante a programação, atividades teóricas irão ensinar a literatura dos N/A (Neuróticos Anônimos) para os participantes, ou seja, como se livrar do desequilíbrio emocional, controlar as emoções, para enfim, ser curado das doenças.

“Durante todo o encontro ensinamos a literatura da irmandande que desenvolve um trabalho psíquico, emocional e espiritual, sem se quer citar crenças ou religiões. A pessoa que vem aqui fica conhecendo através dos depoimentos coletivos e das experiências de outros membros, como fazer para se livrar desses angústias, medo, solidão, depressão, entre outros”, explicou Bya.

O aposentado Eleude, 69 anos, que também pediu para ser identificado apenas pelo primeiro nome, disse que conheceu o N/A quando foi levar o cunhado no A.A. “Meu cunhado tinha problemas com o álcool, mas tinha vergonha de ir sozinho no A.A., e me chamava para ir junto. Em uma das visitas eu conheci o Neuróticos Anônimos, respondi um questionário e acabei me encaixando. A partir daí, comecei a frequentar o grupo”, comentou.

 

Através de ajuda, Marcia se livrar da depressão. (Foto: Alessandro Martins)Através de ajuda, Marcia se livrar da depressão. (Foto: Alessandro Martins)

Eleude contou que o pior foi quando teve uma recaída. “Quando eu ainda estava indo no grupo, tive uma recaída e minha depressão voltou maior ainda do que antigamente. Eu tinha raiva e ódio de Deus e fui no fundo do poço. Um certo dia consegui me reerguer e estou firme e forte na irmandade. Ainda resisto a acreditar em Deus, mas estou conseguindo melhorar meu pensamento através dos encontros com os Neuróticos Anônimos”, mencionou.

Já a professora Marcia Aquino, 41, conheceu o grupo através de uma amiga que frequentava o A.A. “Tinha muita depressão e nem com medicação, terapia, massagem e consultas com psicólogos adiantou. Quando conheci os N/A vi aqui ali seria o lugar certo para eu me curar”, ressaltou.

Para ela desenvolver simples atividades do dia a dia, que antes era algo quase impossível, hoje é sinônimo de prazer, satisfação e autoestima elevada. “Depois que entrei no grupo consigo fazer minhas tarefas diárias com calma e concentração. Hoje consigo resolver situações sérias de maneira controlado e serena”, finalizou.

Serviço - Na Capital existem quatro grupos de N/A que desenvolvem atividades diárias. São eles: Grupo Renovação, na avenida Bandeirantes, número 2.306; Grupo Amor em Ação, na Galeria São José, 2º Andar, Sala 210; Grupo Heitor Castoldi, no Salão Paroquial da Igreja São Francisco e o Grupo Viver e Deixa Viver, na rua Manoel Ferreira, 171, Bairro Santo Antônio. Telefone p/contato : 8131-0961.

O Encontro Nacional acontece a partir desta sexta-feira (19) e segue até domingo (21) no Eco Hotel do Lago, na Rua Bom Retiro, número 1.098, Bairro Chácara das Mansões, a partir das 12h. No sábado (20) haverá um baile com um dupla sertaneja. Telefone/Contato: 3393-0101.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions