ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Internado há cinco dias, paciente com esquizofrenia espera cirurgia

A situação se agrava porque o curativo foi feito na segunda-feira e, desde então, não foi trocado

Por Lucia Morel | 20/12/2025 16:48
Internado há cinco dias, paciente com esquizofrenia espera cirurgia
Vídeo enviado à reportagem mostra Diego com perna enfaixada e em cima da cama. (Foto: Reprodução)

Diego Garrido de Souza, de 46 anos, está internado na Santa Casa de Campo Grande desde a última segunda-feira, 15 de dezembro, à espera de uma cirurgia no pé. Neste sábado, já são cinco dias sem uma solução para um caso considerado simples pela família: a operação do dedão do pé direito, ferido após a queda de uma tampa de bueiro sobre ele.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Paciente com esquizofrenia e surdez aguarda há cinco dias por cirurgia na Santa Casa de Campo Grande. Diego Garrido de Souza, de 46 anos, necessita de operação no dedão do pé direito após acidente com tampa de bueiro.Desde quarta-feira, o paciente está em jejum absoluto, sobrevivendo apenas com glicose administrada via soro. A família relata preocupação com o curativo, que não é trocado desde segunda-feira. A Santa Casa justifica os adiamentos pela priorização de casos de urgência e emergência.

Diego é surdo e tem diagnóstico de esquizofrenia. Segundo familiares que procuraram o Campo Grande News, na quarta-feira, dia 17, começaram os preparativos para o procedimento cirúrgico, com a imposição de jejum absoluto, inclusive sem ingestão de água. Desde então, conforme relata a irmã, Ariane Souza, ele não se alimenta e tem sobrevivido apenas com a glicose administrada por meio do soro. “Ele está sendo mantido à base de glicose e soro, além dos antibióticos, que são aplicados de quatro em quatro horas”, contou.

A situação se agrava, ainda segundo a família, porque o curativo foi feito na segunda-feira e, desde então, não teria passado por limpeza ou troca, já apresentando mau cheiro. A irmã afirma temer que o dedo necrose ou precise ser amputado. Havia a previsão de que a cirurgia fosse realizada neste sábado, às 15h, o que não ocorreu.

Procurada, a Santa Casa informou que, quando a cirurgia é desmarcada, o paciente recebe dieta no período noturno. O hospital explicou que os adiamentos ocorrem porque os médicos precisam priorizar atendimentos de urgência e emergência, fazendo com que procedimentos eletivos fiquem em segundo plano.

Ainda de acordo com a instituição, somente neste sábado deram entrada três casos de urgência. Até às 17h, Diego permanecia incluído no chamado “mapa cirúrgico” e poderia ser encaminhado ao centro cirúrgico até o início da noite.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.