ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Juiz dá mais 30 dias para perito concluir levantamento sobre Aquário do Pantanal

Perícia foi solicitada pela defesa do ex-secretário Edson Giroto, alvo de ação por dano ao erário

Marta Ferreira | 16/01/2020 13:20
Aquário do Pantanal, em Campo Grande, que está sendo alvo de perícia por determinação judicial. (Foto: Marcos Maluf)
Aquário do Pantanal, em Campo Grande, que está sendo alvo de perícia por determinação judicial. (Foto: Marcos Maluf)

O juiz David de Oliveira Gomes, titular da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos em Campo Grande, concedeu, em decisão desta quarta-feira (15) ampliação do prazo para conclusão de perícia sobre as obras do Aquário do Pantanal, que ficou parado desde 2015 até este ano e gerou denúncias de desvios de dinheiro. A empresa responsável, Vinicius Coutinho Consultoria e Perícia, pediu mais 30 dias, contando a partir de 30 de janeiro.

O prazo inicial era de 120 dias a partir do início dos trabalhos, que ocorreram em junho de 2019. A perícia, solicitada pela defesa do ex-secretário de Infraestrutura de Mato do Sul, Edson Giroto, preso em decorrência da Operação Lama Asfáltica. O custo é de R$ 200 mil, pagos pelo político.

Em dezembro de 2019, o perito pediu mais prazo. Segundo o relatório apresentado por ele, os trabalhos começaram em junho de 2019. No dia 24 de setembro de 2019, segundo as informações, houve outra reunião no escritório do perito nomeado, com a presença das partes previamente avisadas.

No dia 25, foi feita vistoria ao Aquário do Pantanal, “necessária para analisar a amplitude do empreendimento e dos componentes que integram o sistema de suporte à vida”.

A empresa afirma que os trabalhos determinados estão em desenvolvimento e a elaboração de laudo está em fase final.

A previsão é de que seja realizada reunião técnica no dia 30 deste mês para dar andamento à conclusão da perícia. “Assim, tendo em vista que, serão abordados questionamentos e esclarecimentos de pontos pertinentes ao laudo pelos assistentes técnicos indicados, dados até então fornecidos e juntados os autos, não foi possível concluir dentro do prazo inicialmente determinado”, justifica a defesa da VCP.

Por isso, é solicitado o novo prazo de 30 dias, o que foi atendido pelo magistrado.

Motivo - A perícia foi determinada pelo juiz para verificar os serviços executados no sistema de suporte à vida, cenografia e iluminação. A análise também se estendia sobre o que já foi pago e o que faltava fazer.

O MMPS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) aponta superfaturamento e que o serviço não teve licitação. Giroto, neste processo, é réu por dano ao erário.

O Aquário do Pantanal, cujo nome oficial é Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, foi planejado para ter 24 tanques, com volume de água de aproximadamente 6,2 milhões de litros e 12.500 animais subdivididos em mais de 260 espécies.
A obra ficou parada desde 2015 e está em fase de retomada.

Nos siga no Google Notícias