A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

10/06/2014 09:38

Laboratório Central pode mudar de local para dobrar número de exames

Aline dos Santos
Olarte e Beatriz discutiram transferência de laboratório. (Foto: Marcos Ermínio)Olarte e Beatriz discutiram transferência de laboratório. (Foto: Marcos Ermínio)

O Labcen (Laboratório Central Municipal) vai mudar de endereço e dobrar o número de exames. Segundo o prefeito Gilmar Olarte (PP), que foi ao local na manhã desta terça-feira, será realizada reunião hoje com o diretor do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Carlos Coimbra, para discutir a transferência do laboratório para a antigo prédio da Autopeças Rocket, comprado pelo hospital.

“Há possibilidade de locação ou troca de serviços. Os equipamentos são de ponta, a resolutividade existe. Precisa de um espaço físico maior. Pode aumentar em 100% a produtividade”, afirma Olarte.

Atualmente, o laboratório realiza 226 mil exames por mês. Com a mudança, poderão ser 452 mil. Segundo a coordenadora do Labcen, Beatriz Santini, o prédio tem 999 m² (metros quadrados), enquanto o ideal seria espaço físico de 2.500 m². A unidade tem 90 funcionários, sendo 34 bioquímicos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, para aumentar os exames devem ser contratados mais profissionais. O laboratório também deve assumir os exames de dosagem hormonal, realizados pelo Iped (Instituto de Pesquisa, Ensino e Diagnóstico). “O PSA, exame para verificar câncer de próstata, demora 30,40 dias. Se fosse feito aqui, ficava pronta em 24 horas”, afirma o secretário.

Conforme a coordenadora do Labcen, há exames de dosagem hormonal que podem ser feitos, por exemplo, no mesmo tempo para o resultado de um de glicose. “Se coleta de manhã, fica pronto às 15h”, afirma.

O laboratório realiza coleta de material para exames e também recebe amostras de 40 unidades de saúde da Capital. O Labcen tem expediente das 7h às 17h. Após, às 18h, funciona em regime de plantão.

Irregular – A estrutura do laboratório, localizado na avenida Calógeras, próximo à avenida Afonso Pena, está em desacordo com a Vigilância Sanitária. “Eles vêm, faz as orientações, mas sabem que não tem outro lugar para os exames”, diz Beatriz Santini.

Labcen funciona na avenida Calógeras. (Foto: Marcos Ermínio)Labcen funciona na avenida Calógeras. (Foto: Marcos Ermínio)
Problema rotineiro, chuva causa alagamentos no bairro Cidade Morena
A chuva que atingiu Campo Grande no fim da tarde deste domingo (17) causou vários problemas à população, desde alagamentos a problemas estruturais em...
Mulher é atropelada pelo ex-marido e está em estado grave na Santa Casa
Uma mulher de 33 anos foi atropelada pelo ex-marido e está internada em estado grave na Santa Casa de Campo Grande, sedada e entubada na CTI (Centro ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions