ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Leitos neonatais fechados na Santa Casa serão abertos na Cândido Mariano

Na segunda feira, quatro leitos serãoo ativados. Nos próximos meses, outros 11 serão abertos

Clayton Neves | 23/12/2021 15:27
Quartos já estão prontos e serão ativados na segunda-feira. (Foto: Kísie Ainoã)
Quartos já estão prontos e serão ativados na segunda-feira. (Foto: Kísie Ainoã)

A partir de segunda-feira (27) a rede pública de Campo Grande terá mais quatro leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. As novas vagas serão abertas na Maternidade Cândido Mariano e o anúncio aconteceu um dia depois de a Santa Casa da Capital suspender o atendimento pediátrico no Prontomed para pacientes de convênios e do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, a abertura dos leitos já era negociada, no entanto, o processo foi agilizado. “Fomos surpreendidos com o fechamento na Santa Casa e isso acelerou as entregas. Temos de absorver esse impacto”, explica.

Secretários de saúde municipal e estadual stiveram na tarde de hoje na maternidade. (Foto: Kísie Ainoã)
Secretários de saúde municipal e estadual stiveram na tarde de hoje na maternidade. (Foto: Kísie Ainoã)

De acordo com ele, a Cândido Mariano vai absorver o quadro de médicos demitidos da Santa Casa para que trabalhem nos novos leitos enquanto o contrato com o hospital é rediscutido.

Atualmente, Campo Grande tem 44 leitos de UTI neonatal. Com os quatro novos, serão 48 no total. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a demanda diária é de aproximadamente 15 internações.

“O Município absorve a demanda de todo o Estado, justamente por isso é importante que tenhamos parcerias como essa com a Cândido Mariano que hoje, abriga toda essa complexidade que, inclusive, foi agravada pela pandemia”, esclarece.

Geraldo Resende, secretário estadual de saúde, afirma que as quatro novas vagas são parte de um processo que ainda vai disponibilizar 11 leitos de UTI para recém-nascidos nos próximos meses. O Planejamento faz parte do Projeto Nascer Bem, que lista série de ações e investimentos para a área de obstetrícia, neonatal e infantil.

Daniel Miranda, presidente da maternidade, afirma que depois de os 11 futuros leitos serem ativados, a unidade pretende contratar mais médicos, enfermeiros, e técnicos de enfermagem. “Nossa equipe interna consegue suprir esses quatro abertos inicialmente, mas contratações estão previstas”, finaliza.

Suspensão no atendimento - Ontem (22), a Santa Casa informou que suspendeu os atendimentos pediátricos porque encontrou dificuldade em compor minimamente de maneira adequada a escala médica de plantonistas no pronto-socorro pediátrico, sendo esgotadas na esfera administrativa todas as possibilidades de resolução da situação, inclusive, com processo de busca por novas contratações.

Nos siga no Google Notícias