A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

10/02/2013 14:16

Locais públicos e turísticos são marcados pelo vandalismo

Nyelder Rodrigues
Na Orla Morena, além dos muros, sobrou até para o espaço de lazer nos pergolados (Foto: Luciano Muta)Na Orla Morena, além dos muros, sobrou até para o espaço de lazer nos pergolados (Foto: Luciano Muta)
Na Joaquim Murtinho, pichação em muro de residência é toda formada por símbolos (Foto: Luciano Muta)Na Joaquim Murtinho, pichação em muro de residência é toda formada por símbolos (Foto: Luciano Muta)

Centro, bairro, não importa onde você vá em Campo Grande, você vai encontrar depredações. As principais são os muros pichados, mas há também partes de pontos turísticos abandonados e destruídos.

Na Orla Morena, bairro Cabreúva, as pichações muitas vezes se emaranham entre grafites e confundem a cabeça de quem vê, que não sabe mais o que é arte e o que é criminalidade.

Próximo a pista de skate, além da própria pista, os muros dos fundos da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado foi completamente tomado pelas pichações, que vão desde sinais estranhos até palavrões e ofensas direcionadas a grupos ou determinadas pessoas.

Ainda na Orla Morena, mais depredação. Em um dos espaços com estruturas de pergolado e bancos, as pichações também tomaram conta dos muros artísticos construídos ali.

Segundo o presidente da Associação dos Amigos da Orla Morena, Ricardo Sanches, são feitas campanhas em colégios para conscientizar os jovens a não pichar, e também projetos junto a grafiteiros para desestimular a pichação. Recentemente, alguns pontos da Orla Morena foram pintados, mas logo pichados novamente.

“A gente pede que tenha mais fiscalização para evitar tal situação. A gente pede para pintar, mas se não houver fiscalização, não tem como evitar que isso aconteça. Mas o que dificulta e deixa todos de mão atadas é a lei é branda com quem faz isso”, opina Ricardo.

Centro da Capital - Já no centro de Campo Grande, o que não falta são locais pichados. São muitos, com diferentes símbolos, formatos de letra, e até cores.

Muros de casas, prédios públicos, construções, fachadas e portas de lojas, tudo serve de “painel” para os pichadores, que conforme apurou a reportagem, podem se tratar de uma disputa recente entre três gangues da cidade.

Próximo ao Mercadão Municipal, no cruzamento da rua 26 de Agosto com a Anhanduí, nem a altura é do edifício construído ali é empecilho para a depredação. Logo lado, o muro do colégio Osvaldo Cruz também foi pichado.

Entre uma pichação e outra no caminho, a reportagem foi até a Praça dos Imigrantes, no cruzamento da Joaquim Murtinho com a rua Rui Barbosa. Lá, as grades dos box de venda de artesanatos também estão todas pichadas. Os símbolos sem nexo, segundo revelou uma pessoa que trabalha com a segurança da região, estão lá há pelo menos quatro anos.

Nem a altura do prédio em construção é obstáculo para os vândalos (Foto: Luciano Muta)Nem a altura do prédio em construção é obstáculo para os vândalos (Foto: Luciano Muta)
Na Cidade do Natal, portas, muretas, cercas e janelas foram danificadas (Foto: Luciano Muta)Na Cidade do Natal, portas, muretas, cercas e janelas foram danificadas (Foto: Luciano Muta)

Perto dali, na Joaquim Murtinho, há várias pichações em muros de casas, todas com símbolos semelhantes aos de outros locais da Capital. A fachada da loja do Paulistão da Rui Barbosa está toda pichada.

Já na Orla Ferroviária, há poucas pichações na parte em que cruza a rua Dom Aquino. Alguns lugares contam com lixeiras, enquanto em outros há os suportes e as tampas, mas não há os cestos.

Destruição na Cidade do Natal – O ponto turístico que encanta muitos durante o Natal, definitivamente, está abandonado e a mercê de vândalos. Várias estruturas dos quiosques estão danificadas e as cercas de madeiras e muretas de concreto da entrada foram quebradas.

No interior da casa do Papai Noel, há desde vidros de janelas quebrados até garrafas de bebidas alcoólicas. Para entrar no local, os vândalos quebraram a porta, arrancando a fechadura.




A primeira punição seria a recomposição do dano nas condições normais imediatamente com custo pelo pixador, segundo levar uma surra em público pelo ato praticado, logo logo não teríamos mais gente tão porcaria e relachado na cidade.
 
Romaldo Milani em 11/02/2013 10:24:21
Semana passada, quando caía uma chuva, passava pela Av Ernesto Geisel, no Bairro Taquarussú, quando deparei com cinco elementos fazendo pichações em um muro residencial. Era simplesmente ridículo aquele monte de homens com spray na mão, emporcalhando o patrimônio alheio. Tém que haver pena mais severa para esse tipo de crime, e principalmente policiamento.
 
Valter Oliveira em 11/02/2013 09:46:40
Eu moro na região do bairro caiçara , está uma vergonha vários muros de casa próx, da minha estão pichados , sem contar que a praça do bairro está cheia de muleques vagabundos não fazem nada da vida , e ainda ficam o dia inteiro arquitetando roubos nas regiões , tem creche prox á minha casa tem pichação , a qual o meliante todo mundo conhece no bairro cada as autoridades ?? não fazem nada. isso é uma #VEGONHA
 
Jarbas Assunção em 11/02/2013 09:32:48
Vai aí uma dica aos ilustres vereadores.....pq não existe punição? já pequei duas vezes esses vandalos pixando a luz do dia, mas o que fazer? se existisse punição SEVERA não fariam isso tão descaradamente....
 
dany oliveira em 11/02/2013 08:47:38
Guarda Municipal, cade vcs??
 
Antonio Lucas em 11/02/2013 01:05:04
Como diz um amigo meu: "Tem gente que tem a alma sebosa".
 
Célio Mota em 11/02/2013 00:52:44
passo diariamente pela orla morena .... é lamentavel a pichação no local ... acho que a prefeitura TEM QUE COLOCAR GUARDA 24,00 HS E CAMERAS DE VIGILANCIA , para coibir esse vandalismo, prender os infratores se maior e os pais se for menor ...ó que eu penso.....
 
pedro vargas em 10/02/2013 23:07:26
O município têm que aparelhar melhor a Guarda Municipal para que ela possa exercer com efetividade suas atribuições constitucionais.
 
laercio souza em 10/02/2013 22:46:24
Cambada de vagabundos...dá vontade de enforcar uns inúteis desses...
 
Jane Cintra em 10/02/2013 22:21:59
Vocês esqueceram de citar a estação ferroviária que foi construida ao lado do futuro Centro de Belas Artes, se é que vai sair. A estação ferroviária que ainda não foi concluída está toda pichada.
 
Francisca Mesquita em 10/02/2013 20:12:51
Mau Deus!! O que esta acontecendo com a nossa linda capital?? Socorro!!!
 
Claudio Vieira em 10/02/2013 19:53:51
Por isso ainda somos um país emergente. Basta o poder público entregar uma obra que beneficia a todos, alguns ignorantes e estúpidos destroem num piscar de olhos. Está faltando respeito, cidadania e educação.
 
Lais Oliveira em 10/02/2013 19:10:59
Eu não sou contra os skatistas etc... só acho que não tem nada a ver essa onda de pichação que eles fazem. existem muitas maneiras de se manisfestar sem precisar "enfeiar" a cidade.
 
wilson luz em 10/02/2013 17:58:14
Oras: aonde está a Guarda Municipal? Sua única função, por hora, é cuidar do patrimônio público... E nem isso, está sendo feito a contento? Imagina, então, fazer patrulhamento ostensivo!!!

E outra: cadê o sistema de vigilância por câmeras de monitoramento em tempo real? O sr. prefeito, em campanha, prometeu fazê-lo, não é?
 
Teamajormar Almeida em 10/02/2013 17:26:11
O jardim Panama esta todo pichado por esses vadios, poe a policia na cola desses imundos,,, se pegar pichando faz limpar, e pintar, simples!!!!
 
rafael arruda em 10/02/2013 16:17:21
Pela tipologia das letras e sempre acompanhados de alguns números acho que não é difícil identificar esses infratores, são sempre os mesmos. Podia criar uma denúncia anônima com premiação para o denunciante. Quem faz isso, está sempre querendo aparecer entre os amigos. Responsabilizar os pais, inclusive obrigando-os a pintar novamente os imóveis depredados, principalmente os públicos. Se fosse em pais muçulmano seria mais prático, cortaria as mãos e fim de papo, como aqui tem a turma dos direitos humanos......
 
Jorge Fernando em 10/02/2013 16:11:47
É uma lástima caminhar pela nossa querida Orla Morena e presenciar tamanho Vandalismo nesse local público, pois todos deveriam preservar e não destruir...fico indignada.
 
Marisa Costa Maciel em 10/02/2013 14:31:07
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions