ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Lotada, Santa Casa tenta remanejar bebês para socorrer criança do interior

Ala vermelha do hospital, onde ficam crianças em estado grave, não tem mais vagas

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 02/04/2017 11:55
Ala vermelha cheia; todos os pacientes são bebês (Foto: Direto das ruas)
Ala vermelha cheia; todos os pacientes são bebês (Foto: Direto das ruas)

Com a ala infantil sobrecarregada, a Santa Casa tenta encontrar vagas para bebês na UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) Neonatal da Maternidade Cândido Mariano ou na pediatria do HU (Hospital Universitário) e do HR (Hospital Regional) para conseguir receber uma criança que está sendo encaminhada em estado grave do interior para Campo Grande. No maior hospital do Estado, estão internadas 80 crianças, sendo quatro na ala vermelham - semelhate à UTI.

De acordo com a assessoria de imprensa, a quantidade de pacientes já está além da capacidade e a previsão é que a criança com politraumatismo chegue à Capital no início da tarde. Ela vai precisar ser entubada.

A central de regulação já foi comunicada sobre a situação caótica. O ideal, ainda conforme a assessoria de imprensa, que não deu mais detalhes sobre o pacientes que vem do interior, é que os casos menos graves já fossem encaminhados para outros hospitais ou resolvidos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Leitos foram improvisados na pediatria da Santa Casa para não deixar de atender as crianças levadas para lá, mas não há nem espaço físico para mais berços ou macas.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, afirmou que está ciente da situação desde a noite de ontem e informou que equipes de regulação foram encaminhadas ao HU e ao HR para verificar a possibilidade de receberem mais pacientes. “Vamos fazer o remanejamento”.

O titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) diz acreditar que a mudança no tempo, um pouco mais frio do fim da semana para cá tenha provocado ao aumento repentino de casos de crianças com problemas respiratórios. “É uma questão pontual, tem a ver com essa virada no tempo”.

Na manhã de hoje, a recepção da pediatria da UPA do Coronel Antonino, onde o prefeito Marquinhos Trad (PSD) esteve para a entrega de equipamentos, também estava abarrotada, embora houvesse cinco médicos pediatras de plantão.

Nos siga no Google Notícias