ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Médicos dizem que Santa Casa está restringindo plantões e acionam CRM

Baixo número de profissionais contraria resolução nº 2044/14 do CFM, segundo a denúncia

Danielle Valentim | 01/03/2018 11:56
Falta de leitos e aparelhos suficientes também estão inclusos na denúncia. (Foto: Marcos Ermínio)
Falta de leitos e aparelhos suficientes também estão inclusos na denúncia. (Foto: Marcos Ermínio)

A Amesc (Associação dos Médicos da Santa Casa de Campo Grande) protocolou nesta quinta-feira, 1º de março, denúncia no CRM/MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul), sobre a redução indevida no número de plantonistas no hospital. O primeiro alerta ao Conselho ocorreu no dia 9 de fevereiro, porém o problema se agravou. Hoje, por exemplo, 14 pacientes teriam dado entrada na ala vermelha e apenas um médico estava de plantão.

A redução de profissionais, que contraria a Resolução n. 2077/14 do CFM (Conselho Federal de Medicina), já estaria ocorrendo há algum tempo no hospital e a primeira denúncia ao CRM ocorreu no início de fevereiro. De acordo com o documento, a situação se agrava a cada aumento de emergências, falta de leitos e aparelhagens suficientes.

“Particularmente, na data de hoje - 01.03.2018 - deram entrada 14 pacientes na ala vermelha em estado de emergência, para apenas 06 leitos e um médico urgentista (sic)”, diz trecho da denúncia.

Em caráter de urgência, a Associação acionou o CRM, pediu a presença de um fiscal no pronto socorro da Santa Casa e a abertura de um procedimento investigativo.

Ao Campo Grande News, a assessoria de imprensa do CRM/MS informou que após receber a denúncia, o Conselho averigua as informações, e abre procedimento para as providências cabíveis, caso o problema seja comprovado.

A reportagem indagou assessoria de imprensa da Santa Casa, que informou que o número de médicos plantonistas mantidos pelo hospital hoje no pronto-socorro está dentro do referenciado pelas normas vigentes. Não se está considerando a redução de fluxo ocasionada pela regulação de entrada implementada em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Quanto à entrada de 14 pacientes de emergência, nesta quinta, na área vermelha é impossível, pois neste momento somam 11 e nenhum deles deu entrada após as zero hora.

Nos siga no Google Notícias