ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Medo da chuva e ansiedade levam candidatos a chegar com 2 horas de antecedência

Estudantes caíram da cama e teve quem chegasse às 8h40 para não correr o risco de perder 1º domingo de Enem

Silvia Frias e Bruna Marques | 17/01/2021 10:21
Na entrada da Uniderp, movimentação começou 2 horas antes da abertura dos portões (Foto: Marcos Maluf)
Na entrada da Uniderp, movimentação começou 2 horas antes da abertura dos portões (Foto: Marcos Maluf)

O tempo nublado e a ansidade tiraram o sono de muitos candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que estão de prontidão no portão da Uniderp, um dos locais de prova, quase duas horas antes da abertura dos portões. Além da máscara, o novo item que compõem o “kit prova”, a esperança de sempre de conquistar a sonhada vaga.

Gabrielle foi a primeira a chegar (Foto: Marcos Maluf)
Gabrielle foi a primeira a chegar (Foto: Marcos Maluf)

No local, a movimentação ainda é baixa e, este ano, a pandemia e/ou o tempo nublado afugentaram duas figuras comuns em dias de Enem: os ambulantes, com a tradicional venda de canetas e os grupos de apoio, que distribuiem abraços, afago impossível em tempo de pandemia.

Os estudantes circulam pelo local, à espera do horário de abertura dos portões. “Eu estudei, mas estou com medo mesmo assim”, disse Gabrielle Farias de Souza, 17 anos, que tenta vaga de Odontologia e tem como plano B o curso de Psicologia. Moradora do bairro Danúbio Azul, foi a primeira chegar, às 8h40. Embora já tenha prestado a prova como treineira em 2019, a ansiedade continua. “Estava ansiosa e não conhecia aqui, queria ver como era antes”.

João chegou cedo e foi a pé (Foto: Marcos Maluf)
João chegou cedo e foi a pé (Foto: Marcos Maluf)

João Marcos Francisco de Araújo, 17 anos, optou em vir a pé do bairro Tiradentes. “Acordei cedo, não consegui dormir, fiquei com medo de chover mais ou me atrasar”, disse. O rapaz terminou o Ensino Médio ano passado e tenta vaga no curso de História. “Eu estudei, mas não o bastante; por causa da pandemia, foi mais difícil, porque não tinha escola para ajudar”. Levou bolacha e água e contou com ajuda da irmã, que estuda na Uniderp, para chegar até a sala da prova.

Enquanto aguarda a abertura dos portões, Eduarda Pereira, 17 anos, escuta no celular material que baixou com conteúdo de estudo. Moradora do bairro Noroeste também chegou cedo, acompanhada da mãe, para não correr risco de perder o horário. Desde criança, está se preparando para este dia. “Pretendo passar em Medicina, eu me preparo para isso há muito tempo, sempre quis ser ser médica, pretendo ser cirurgiã”, contou.

Apesar de ter se preparado, se garantindo em Exatas, reconhece que tem mais dificuldade em Língua Portuguesa. Para a redação, acredita que o tema deve ser sobre analfabetismo tecnológico ou covid-19. "Vou dar o meu  melhor”.

Os portões serão abertos daqui a pouco, às 10h30 e serão fechados às 12h. As provas começam às 12h. (horário de MS).

Auxiliares da prova usavam máscara e face shields (Foto: Marcos Maluf)
Auxiliares da prova usavam máscara e face shields (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias