ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Mesmo fraca, chuva permanente espalha lamaceiro pela periferia

Rua Alvaro Moura no mesmo bairro está intransitável por causa da lama e de poças d'água.

Mirian Machado | 28/02/2019 11:31
Sempre que chove a Rua Alvaro Moura fica intransitável (Foto: Marina Pacheco)
Sempre que chove a Rua Alvaro Moura fica intransitável (Foto: Marina Pacheco)

A chuva que cai há cinco dias na Capital não trouxe transtorno só nos bairros próximos do Centro. Para quem mora na periferia, qualquer quantidade de água já é prejudicial. "Sei que o povo fica pedindo chuva, mas eu não quero que chove”, diz Leide Laura Moraes da Silva, moradora do Bairro Bom Retiro em Campo Grande.

O barraco que Leide mora com o marido e os dois filhos de 12 e 2 anos não é seguro. Segundo ela na sala e no quarto a estrutura do telhado é mais reforçada, mas “pinga na cozinha e no banheiro. Aqui é onde a gente mais fica então fizemos mais reforçado”, explica. A chuva dessa semana que veio forte e alagou vários pontos da cidade, também entrou na casa da família. “Meu filho começou a chorar vendo meu desespero arrastando a água com o rodo”, lamenta, dizendo que tem medo de queimar o motor da geladeira, já que é a única mobília que não consegue levantar do chão.

Leide mostrando onde a água da enxurrada chegou (Foto: Marina Pacheco)
Leide mostrando onde a água da enxurrada chegou (Foto: Marina Pacheco)
Casa da Laura era pra ser entregue hoje, mas a chuva adiou (Foto: Marina Pacheco)
Casa da Laura era pra ser entregue hoje, mas a chuva adiou (Foto: Marina Pacheco)

A dona de casa Alzeni Alves da Silva, de 38 anos, estava com o filho de 1 ano e 8 meses quando a chuvarada começou. Na frente do barraco a casa de alvenaria já está sendo construída, mas a chuva arrancou parte do reboco e tudo está sendo feito novamente hoje (27). Mesmo assim o medo continua. “Eu perdi muita fralda do meu filho, porque molhou tudo”, disse.

A esperança dela como de outros moradores é o término das casas. Uma fileira de casas eram para ser entregues hoje (27), mas a chuva atrasou e alguns detalhes ainda estão sendo feitos, segundo os moradores.

“A gente não tem o prazer de ter um sapatinho”, lamentou a aposentada Laura Umbelina dos Santos de 69 anos, se referindo ao lamaceiro na Rua Alvaro Moura. Ela mora sozinha, e Deus, como ela mesma prefere falar. A casa nova dela já está pronta, mas como outras ainda não estão, ela continua no barro que fica nos fundos. “A enxurrada da chuva entrou em casa e está parecendo lodo. Não adianta limpar agora, parece que vai chover mais”, contou.

Ela está feliz já que logo logo estará na casa nova, mas a rua não ajuda. O lamaceiro toma conta de toda a via. Várias poças d’água, lama que faz muita agente escorregar e carros atolarem. “Se jogar cascalho já melhora e muito”, afirma.

Assim como Laura, todos os moradores estão esperançosos com a construção das casas para acabar com esses transtornos de gotejar dentro de casa. “Tomara que sai logo a casa para a gente não passar mais por isso”, conta Leide.

Construção de casas também foram afetadas pela chuva (Foto: Marina Pacheco)
Construção de casas também foram afetadas pela chuva (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias