ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Moradores da Vila Carlota vão levar ao MPMS briga por área da sede da associação

Um abaixo-assinado começou a ser recolhido para pedir que o espaço seja resguardado para uso comunitário

Por Lucia Morel e Maria Gabriela Arcanjo | 06/12/2025 11:07
Moradores da Vila Carlota vão levar ao MPMS briga por área da sede da associação
Parada, associação está fechada e acumulando mato. (Foto: Marcos Maluf)

Moradores da Vila Carlota vão levar ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) a briga pelo uso da área onde funciona a sede da Associação de Moradores. Um abaixo-assinado começou a ser recolhido para pedir que o espaço seja resguardado para uso comunitário.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores da Vila Carlota, em Campo Grande, protestam contra tentativa de apropriação do terreno da Associação de Moradores por empresário local. Com abaixo-assinado em andamento, a comunidade pretende levar o caso ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul, alegando uso irregular de influência política. O atual presidente da associação, Tércio Pessoa, justifica a desativação do espaço por furtos ocorridos no local. O futuro presidente, Arnaldo Pereira da Costa, que assume em 2026, planeja reestruturar a área com serviços para a comunidade, incluindo atendimento a idosos e área de lazer.

Nele, eles falam de "tentativa de apropriação irregular do terreno pertencente à Associação do Moradores da Vila Carlota" e citam "influência política e documentos questionáveis" para iniciar obra particular e que derrubou árvores frutíferas.

Na manhã deste sábado (6), parte dos moradores protestou em frente ao local. Eles reclamam da atual administração do bairro e contestam o uso da área por um empresário que, apesar de ter outros sete imóveis na Vila Carlota, quer ocupar o terreno da associação para executar uma obra particular.

Moradores da Vila Carlota vão levar ao MPMS briga por área da sede da associação
Moradora assina abaixo-assinado. (Foto: Marcos Maluf)

“Ele tem sete imóveis no bairro. Por que não abre o curso em um deles? A comunidade pode ceder espaço, mas não concorda que ele tome posse da área pública”, disse André Luiz Cunha de Almeida, 52 anos, professor de História e Geografia e advogado. Para ele, o problema central é “a completa falta de comunicação dele com a população”.

Arnaldo Pereira da Costa, 61 anos, comerciante e futuro presidente da associação — que assume em 2026 — afirma que pretende reestruturar o espaço com atendimento a idosos em parceria com a prefeitura, academia ao ar livre, parquinho, área de descanso e sala para cursos e reuniões. “A dificuldade vai ser grande, mas com o apoio da população, que estou tendo, vamos conseguir reverter essa situação”, declarou.

Moradores da Vila Carlota vão levar ao MPMS briga por área da sede da associação
Moradores em frente à sede da associação. (Foto: Marcos Maluf)

Maria Evanir Faria da Silva, 69 anos, empresária e esposa de um ex-presidente do bairro, mora há 51 anos na Vila Carlota. “Nós ajudamos a construir nossa amada Vila Carlota. Essa área não pode ser vendida; isso fere a lei municipal”, afirmou.

O atual presidente, Tércio Pessoa, 77 anos, que não participou da manifestação e perdeu a última eleição, diz que a população tem o direito de se mobilizar. “Vou prestar todas as contas quando deixar a presidência”, garantiu. Ele justificou que o local está desativado porque “furtaram a associação, levaram fios, torneiras. Não há condições de atender a população”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.