ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Moradores relatam ataques de pitbulls soltos em bairro e pedem intervenção

Nesta manhã, os cães atacaram Neguinho, cachorro de raça indefinida, que foi levado para uma clínica

Por Viviane Oliveira | 01/09/2025 11:39


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do bairro Riviera Park, em Campo Grande, denunciam ataques frequentes de dois pitbulls que escapam de uma residência na Rua Antônio Garcia dos Santos Medeiros. O caso mais recente envolveu um cachorro que precisou de atendimento veterinário, custando R$ 870 aos moradores, que se cotizaram para o tratamento. A comunidade relata que os pitbulls, que aparentemente sofrem maus-tratos e passam fome, já causaram a morte de cinco cães. Apesar das denúncias ao Centro de Controle de Zoonoses e à polícia, nenhuma providência foi tomada até o momento, gerando insegurança entre os pedestres da região.

Moradores do Bairro Riviera Park, em Campo Grande, estão aterrorizados com dois cães da raça pitbull que conseguem escapar pela grade de uma residência e atacar pedestres e outros animais na Rua Antônio Garcia dos Santos Medeiros, próximo ao número 173.

Nesta manhã, os cães atacaram Neguinho, cachorro de raça indefinida, que foi levado para uma clínica e permanecerá internado. O animal só sobreviveu graças à intervenção de um motorista, que usou o carro para afugentar os pitbulls durante o ataque. A dona, Cecília Vieira da Rocha, de 46 anos, desembolsou R$ 870, com a ajuda de vizinhos que se organizaram em um grupo de WhatsApp para custear o tratamento do cachorro.

Segundo os moradores, os pitbulls sofrem maus-tratos e passam fome. “Há risco de os cães pegarem uma pessoa, estraçalhar e matar. Os cachorros entram e saem de casa a hora que querem. A gente não aguenta mais, os proprietários não estão fazendo nada para segurá-los”, afirmou Agenor Thiago, 35 anos, motorista.

Ele acrescentou que o grupo do bairro diariamente compartilha relatos de novos episódios envolvendo os cães. “Já chamamos a polícia, mas os policiais dizem que não podem fazer nada. Eles ficam na rua, são dois cachorros, e os donos não estão em casa. Há mais de 30 dias estamos nesta situação. Eles correm atrás de pedestres”, lamentou.

A cozinheira Cecília, que aparece em vídeo chorando após o ataque, contou que deixou seus dois cachorros, incluindo Neguinho, saírem para fazer necessidades e eles foram atacados. “Esses dias quase fui atacada pelos cães. Eles vieram para cima de mim, mas consegui escapar. A gente não tem paz. Não tem como andar na rua a pé. A gente não tem segurança”, relatou.

Moradores relatam ataques de pitbulls soltos em bairro e pedem intervenção
Recentemente, um morador registrou o momento em que um pitbull tentou fugir de uma casa e ficou com a cabeça presa na grade (Foto: Direto das Ruas)

Conforme os moradores, os animais já mataram cinco cães. Apesar de terem comunicado o caso ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a situação ainda não foi solucionada. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura e aguarda retorno.

Em Campo Grande, a posse responsável de cães exige barreiras físicas para impedir fugas e ataques, uso de coleiras ou enforcadores e registro no CCZ. Animais soltos podem ser capturados e só liberados mediante pagamento de taxas, podendo ser destinados à adoção caso não sejam procurados pelos donos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.