A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

08/07/2013 14:48

Morre de parada cardiorrespiratória, aos 84 anos, o radialista Juca Ganso

Zemil Rocha
Jucá Ganso morreu em casa, em Campo Grande, hoje por volta das 11h30 (Foto: Arquivo)Jucá Ganso morreu em casa, em Campo Grande, hoje por volta das 11h30 (Foto: Arquivo)

Faleceu nesta segunda-feira, por volta de 11h30, o radialista Carlos Achucarro, mais conhecido como Juca Ganso, de 84 anos, após passar mal em sua residência. “Ainda não sabemos ao certo qual foi a causa da morte, mas a princípio foi parada cardiorespiratória”, informou a filha Eliane Achucarro.

O corpo de Juca Ganso está no IML (Instituto Médico Legal) a fim de ser determinada oficialmente a causa da morte, que acorreu quando o radialista estava em casa com a filha Graciela Achucarro, que chegou a chamar o Samu (Serviço Médico de Urgência), com os médicos tentando reanimá-lo, sem sucesso.

Segundo informações da filha Eliane, a morte de Juca Ganso pegou a todos de supresa. “Ele estava bem, saudável e agora foi embora, tão de repente”, disse, revelando que ainda não houve tempo nem mesmo de definir o local de velório.

Meio século de rádio – O radialista Juca Ganso é um dos mais antigos profissionais de rádio de Mato Grosso do Sul. “Ele costumava dizer que tinha 50 anos de rádio”, conta a filha Eliane. O mais famoso de seus programas, a “Hora do Fazendeiro” ficou mais de 20 anos no ar.

Os avisos que Mato Grosso do Sul ouvia todas as manhã: “Quem ouvir, favor avisar” fizeram história no rádio do Estado. “O melhor programa de utilidade pública do Centro Oeste”, afirmava, orgulhoso, o apresentador Juca Ganso.

Juca vivia na periferia de Campo Grande, recentemente voltou a gravar programas na rádio Cultura AM. Carlos Achucarro, nome de batismo, deixa três filhas Eliane, Graciela e Teolina Achucarro.

 

EMHA suspende atendimento ao público para capacitação de funcionários
O atendimento ao público será suspenso nesta sexta-feira (15) na EMHA (Agência Municipal de Habitação). Segundo a assessoria de comunicação da prefei...
Homem tem casa invadida, pula muro para fugir de ladrão e quebra o pé
Homem de 29 anos quebrou o pé após pular o muro do sobrado onde mora para fugir de ladrões, na noite de ontem (13), na Rua Canavieiras, na Vila Plana...


Helena da Costa, citou aqui, o Sérgio Abrego como falecido, não Helena. Sergio esta conosco ainda, vejo ele toda semana!
O Juca nos deixou saudades! e Hoje dia 21-07 perdemos mais um amigo no rádio! Vilsinho Rodrigues! Que Deus o receba!
 
emerson roque pires em 21/07/2013 17:41:24
com certeza o Juca Ganso, foi um dos maiores radialistas de sua época.
é uma pena que não o conheci pessoalmente.
mas fica em minha memória, quando entrava de férias nas escolas e meus pais nos levavam para as fazendas Cristal, Olho D'água, Pontinha, Jesus e Maria... ali curtia as férias e sempre no horário do almoço, meu pai Lucio G. Ribeiro, sintoniza-va na Hora do Fazendeiro e ali ouvia os anúncios. tipo: " Atenção Fazenda Cristal, municipio de Bandeirantes, a senhora Ilda Colman, manda avisar o Sr. Lúcio, que as crianças já foram hoje de ônibus e pede para mandar alguém esperar na reta para pega-las."
enfim, meus agradecimentos ao Juca por tantos outros avisos que fizeram parte de nossas vidas. Saudades e que Deus abençoe sua família, Amém! Onilson C. Ribeiro - 1971 - CGR/MS.
 
Onilson Colman Ribeiro em 10/07/2013 17:22:34
Quando me mudei para Campo Grande em 1985, conheci pelo rádio esse ícone da locução, achava alegre, engraçado e com uma linguagem bem objetiva e direta para o homem da roça.
No aniversário de um ano do meu filho, minha mãe veio, liguei para a rádio e o JUCA anunciou a vinda da minha mãe para o aniversário do neto, eu GRAVEI em fita K7 e guardo com carinho esta fita e já se vão 25 anos.
Valeu JUCA GANSO, obrigado por fazer parte do meu "amanhecer e entardecer no sertão".
"Quem ouvir favor avisar!"
 
Ari Bezerra em 10/07/2013 07:25:40
Tinha 9 anos, quando ouvi pela 1ª vez, a voz e Juca Ganso, no Programa a Hora do Fazendeiro ( Educação Rural, hj Imaculada), ele dizia: "!Quem ouvir, favor avisar", então hj o aviso é este;"Foi morar no céu, o maior caipira do rádio de Campo Grande_MS, partiu como nossa maior estrela da voz, do sorriso, do homem que sabia animar os nossos corações, o seu aniversário ( 16 de julho), será comemorado com honras e glórias, junto aos seus que também ja residem lá, entre eles sua esposa Dona Olga.Quem ler, favor avisar"...
Vai alegrar o céu, vai, ...
 
jussara sandim em 09/07/2013 14:28:14
O MS perdeu seu maior ícone do rádio.
Desde quando cheguei em Campo grande, ainda muito criança, lembro do meu avô comentando da sua preferência pela HORA do FAZENDEIRO.
Deixo minhas condolências, a todos os familiares desse grande homem.
 
Neyde de Oliveira em 09/07/2013 12:47:04
Grande Homem, Profissional, Pai, Esposo, Avô e Amigo. Um verdadeiro Sul Mato-grossense de coração. Vai deixar muitas saudades.
 
Luciano Gouveia em 09/07/2013 11:21:56
Fiquei muito triste com essa notícia. Descanse em paz Juca Ganso!!!
 
Anderson Novais em 08/07/2013 23:13:51
Em nome de todos os povos que ouviram este grande homem. sinto saudades de minha infancia em que meus pais o ouvia aqui em Sidrolandia. Deixo meu abraço a familia, e iremos guarda lo em nossos coraçoes, com abraços e precs IDALINA ARAUJO FM 98.5. PÉROLA DO PLANALTO. MEUS SENTIMENTOS COM SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 
Idalina Araujo em 08/07/2013 22:06:08
JUCA... VÁ COM DEUS... PEÇO QUE CUIDE DE MEU FILHO QUE LA VIVE COM DEUS TB... O PERDI A NOVE MESES EM ACIDENTE DE MOTO....SAUDADES...
 
FILADELFIO TERENCIO em 08/07/2013 21:53:39
também cresci ouvindo, comunicador Juca Ganso , com seus bordões e alegria , foi se encontrar com seu irmão Ramão e seu sonoplasta Sergio Ábrigo o "Gato", deixou saudades e boas lembranças , nunca me esqueço do carinho que falava das três Marias da Creide, e do Jaja boca de Solapa do antigo sup mer Soares seu patrocinador na época, enfim se for mencionar as brincadeiras que fazia vou ficar horas e horas , foi um grande comunicador, que Deus o tenha em bom lugar , os sentimentos à família , temos que sorrir é o que ele mais sabia fazer. Descanse em paz Juca. quem leu essa notícia "Favor avisar os amigos."
 
helena da costa andrade em 08/07/2013 20:34:14
Tive o privilegio de trabalhar e dar risadas ao lado de um homem que está em extinção, JUCA GANSO!! Saudades Jucaaaaaa!! Homem Juca, humano simples, de palavras simples, honesto, amável, integro e INCORRUPTÍVEL!!. Lembro que Juca foi inúmeras vezes procurado, incomodado por políticos e interesseiros pra que ele se candidatasse a cargo politico. ELE simplesmente dizia. NÃO!! Com certeza o CÉU esta em Festa pra receber JUCA GANSO.
 
AMARILDO AQUINO em 08/07/2013 20:05:41
Juca Ganso, saudoso radialista de MS. Que Deus conforte a sua família e que o seu lugar ao lado de Jesus, vc possa estar olhando um pouco por esse meio de comunicação " o Radio " que se tornou em nosso estado um meio de ... Vai em Paz porta voz dos trabalhadores e fazendeiros do estado.
 
ademir primo em 08/07/2013 20:04:03
Hoje Deus levou pra perto dele um grande homem, que alegrou a vida de muitas gerações. O conheci desde que eu tinha cinco anos de idade. Um grande radialista que me incentivou muito no começo da minha carreira, a pessoa que me ensinou o verdadeiro sentido de fazer rádio, que é distribuir alegria e ajudar as pessoas. Ele tinha em casa uma caixa com as cartas de agradecimento e presentes daquelas pessoas que tiveram o privilégio de ouvi-lo e guardava como um tesouro. Tive o privilégio de passar horário para ele na extinta Rádio Educação Rural. Sua alegria e sua simplicidade eram sua marca registrada. Nunca me esquecerei do senhor, seu Juca Ganso. Aprendi muito com cada uma das nossas conversas. Que Deus lhe dê o descanso merecido e o conforto para a Família Achucarro.
 
Celso Costa em 08/07/2013 19:20:51
O rádio sul-mato-grossense perde um dos seus ícones históricos...descanse paz Juca...iremos lembrar sempre da Hora do Fazendeiro e do seu eterno bordão: " QUEM OUVIR FAVOR AVISAR"
 
JÂNIO FAGUNDES BORGES em 08/07/2013 19:07:48
vai com deus juquinha, sua voz ficara sempre viva em nossa memoria;o radio sul matogrossense nunca mais sera o mesmo;descance em paz meu querido carlos achucarro.
quem souber por favor avisar. PAZ E SAUDADE.........
 
jose adir leite em 08/07/2013 18:47:07
Obrigado meu DEUS por ter me dado o prazer de conhecer e ouvir por muitos anos uma das mais sincera voz do radio. Voz simples, mas sincera, fácil de entender e que já nos deixa com muitas saudades. Descanse em paz Juquinha e que DEUS conforte sua família.
 
João Carlos Melgar em 08/07/2013 18:42:27
Passei minha infância ouvindo o programa do Juca Ganso porque minha mãe sintonizava o rádio no grama dele todos os dias, e frases como "Rua Antônio Maria que pegou os coeios", para dizer Rua Antônio Maria Coelho, eu nunca me esqueci. Que Deus receba sua alma, velho Juca.
 
Sebastião Dussel em 08/07/2013 18:41:28
Cresci ouvindo o Juca Ganso - que Deus conforte a familia desse heroi do radio do MS.
 
Ademir Mendonça em 08/07/2013 18:40:20
"O rádio sul-mato-grossense está de luto. Os profissionais radialistas perderam uma referência. Eu, particularmente, perdi um mestre, um conselheiro, um amigo...". Roberto Costa
 
Roberto Costa em 08/07/2013 18:32:28
Por favor quem ouvir avise a são Pedro que estará chegando aí no céu uma ilustre pessoa que faz parte da historia de Campo Grande.
 
joao braz em 08/07/2013 18:26:52
comecei a ouvi no radio Juca Ganso aos sete anos de idade. Hoje com certeza mato grosso do sul, esta de luto.
 
Nilson André em 08/07/2013 18:12:48
Profissionalismo, carisma e alegria!
Vai com Deus velho camarada!
A saudade fica e boas lembranças o tornam eterno para nós!
Deus o receba Juca!
 
Emerson Roque Pires em 08/07/2013 18:00:29
Nossas sinceras condolências à famíilia enlutada do amigo JUCA GANSO. Descanse em PAZ junto ao seu irmão Ramão Alcides Achucarro nosso ex-Vice Presidente da Colônia Paraguaia. Jamais esqueceremos de você amigo Juca Ganso, que o Grande Arquiteto do Universo que é DEUS, seu filho Jesus Cristo lhe abençõe e lhe proteja, e a Virgen Santa Maria lhe cubra com seu manto protetor. Muito obrigado por tudo que fizeste por nós.
 
Albino Romero -Advogado -Vice-Presidente da Associação Colônia Paraguaia/MS. em 08/07/2013 17:57:24
Que sua bondosa alma Juca encontre a paz no reino que Deus preparou para todos nós. Certamente encontrará seu irmão pelo caminho. Minhas condolências à família.
 
Rinaldo Ribeiro em 08/07/2013 17:25:53
DEUS MANDOU UMA COMITIVA DE ANJOS, COM OS MAIS BELO CAVALO ENCILHADO, ESPERAR O NOSSO JUCA GANSO NA PORTEIRA DO CÉU. COM O SEU JEITO SIMPLES, COMO SIMPLES É O POVO PANTANEIRO, CARLOS ACHUCARRO ESCREVEU UMA DAS MAIS BELAS PÁGINAS DA HISTÓRIA DO RÁDIO SUL-MATO-GROSSENSE.
 
Eduardo de Souza Neto em 08/07/2013 17:24:26
uma grande perda para nossa musica sertaneja raiz, e nosso chamamé. ele foi um grande divulgador,obrigado e va com Deus!!
 
vanderlei rodrigues em 08/07/2013 17:15:40
Que Deus conforte a família, ficara na memória a frase:
QUEM OUVIU FAVOR AVISAR.
 
Anderson Silva em 08/07/2013 17:14:42
Aos familiares: Nossos pesares pela morte do ilustre radialista. Rogamos a DEUS que possa confortar os familiares nesse momento difícil. De fato, o "Juca Ganso" partiu, mas tenham a certeza que ele cumpriu papel de grande relevância á sociedade de nosso Estado, notadamente, aos moradores na zona rural.
 
Lenirdo Pedroso de Almeida em 08/07/2013 17:08:00
cresci ouvindo essa frase “Quem ouvir, favor avisar” na hora em que agente sentava a mesa numa sombra na chácara santo antonio em terenos ,almoçando e ouvindo rádio muito bom relembrar...
 
PATRICIA FERREIRA em 08/07/2013 16:52:13
Lamentável perda, e agora quem vai dizer: (nota de falecimento," quem ouvir, favor avisar"), recado que soa nos ouvidos de quem viveu essa época.Meus sentimentos à família.
 
Silene Amaral em 08/07/2013 16:43:02
Tive um sonho essa noite, no qual Juca me dizia assim: __ passei, estou aqui, fui promovido, passei. E eu perguntava: ___ onde vc está Juca?? Pelo que ele me respondia que estava lá em cima e que havia passado, como quem passa em uma grande prova de concurso... "passei, estou aqui". Está em paz, grande companheiro do "Entardecer do Sertão". Saudades!! Tem gente que deveria viver para sempre!!! :(
Pq às vezes somos avisados por sonhos de um acontecimento iminente???
 
André Germano em 08/07/2013 16:36:34
Faz parte da minha infância "já começou a FESTA SERTANEJA 06:00hs vamos para escola" e HORA DO FAZENDEIRO "Quem ouvir favor avisar" que o Senhor Juca Ganso nos deixou, meus cumprimento as três Marias e toda família, descanse em paz.
 
Meire Pereira de Souza em 08/07/2013 16:31:05
Atenção cumpádis e cumádis do arraial celestial. O querido cumpádi JUCA GANSO está a caminho dessas paragens. Favô espera na reta, com alazão arreado. Não esquecê de manter as portêra aberta pra recebe com alegria esse anjo que tão bem cumpriu sua missão terrena. Quem ouvir, favor avisar.
 
Carlos Nunes em 08/07/2013 16:26:42
figura importante no cenario de campo grande e mato grosso do sul meus sentimentos
 
rosemilson ferreira em 08/07/2013 16:26:31
Cresci ouvindo o programa dele, junto com meu pais... ele foi um grande comunicador. Vai deixar saudades!
 
ÉMERSON FERREIRA DO NASCIMENTO em 08/07/2013 16:21:18
Mato Grosso do Sul está de luto, perdemos uma das pessoas mais carismáticas do nosso Estado. Tive o prazer de conviver com ele, e sempre lembrarei das suas palavras, das suas lições... Lembro-me como se fosse hoje, todos os dias ao meio dia, quando ele fazia o seu programa "a hora do fazendeiro", e dizia o seu inesquecível bordão: "quem ouvir, favor avisar"... Sentiremos saudades Tio Carlos, mas vá com Deus, sua missão foi cumprida... agora você está do outro lado do caminho, e um dia nos encontraremos.

Kinho (Jackson Garay)
 
JACKSON GARAY RIBEIRO DE OLIVEIRA (KINHO) em 08/07/2013 16:10:13
Que Deus lhe dê um bom descanso, abençoe a todos os familiares, descanso eterno, forças, paz e conforto.
 
Loenir Gomes de Arruda em 08/07/2013 16:01:29
É uma pena! As pessoas que mais contribuíram com o rádio e televisão foram as mais injustiçadas financeiramente. O programa dele, era muito interessante, lembro ainda dos avisos com a voz marcante, era de muita utilidade para as pessoas que viviam nas fazendas e lugares afastados.
 
Heliton Barão Silva em 08/07/2013 15:56:08
Meu irmão fronteiriço você mandou muitos recados para todos os cantos do nosso Estado, agora recebeu recado do Senhor dos Mundos, tenho certeza que cumpriu muito bem sua missão aqui na terra e agora está tranquilamente se apresentando para outra dimensão da comunicação.
Condolências aos familiares. Vocês foram privilegiados em conviver com o Juca Ganso.
 
JUAN LUIZ SOTO OVIEDO em 08/07/2013 15:38:16
Que Deus possa confortar a família desse grande amigo que se foi! Graças a Deus tive o privilégio de trabalhar ao lado desse profissional que muito me ensinou. Carisma que poucos comunicadores tem nos dias atuais, Sr. Juca tinha de sobra. Vai com Deus amigo.
 
Augusto Esteche em 08/07/2013 15:36:44
Perdemos o maior cativador de ouvintes do rádio, coisa que não acontece mais, a arte de comunicar e entreter sem desrespeitar o ouvinte, falar o que o ouvinte quer e precisa ouvir, e não fazer do microfone um instrumento para assuntos pessoai$.
Obrigado "Seu" Juca, por tantas manhãs e tardes ao som de sua voz e das musicas caipiras de raiz, escolhidas por vc, para alegrar nossas vidas, grande Maestro do rádio.
Que DEUS o ilumine, e conforte sua família.
Vá fazer companhia para o "mano".
 
Jose Mendes em 08/07/2013 15:26:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions