ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

MPE investiga polêmica sobre presença de doulas em partos

Aliny Mary Dias | 24/06/2014 16:12

O MPE (Ministério Público Estadual) investiga o suposto caso de violação ao direito de gestantes serem submetidas a partos humanizados em Campo Grande. A Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos da Capital instaurou procedimento há uma semana e o caso foi divulgado na edição de hoje do Diário Oficial do MPE.

Um caso recente de denúncia por parte de gestante ocorreu no último dia 7 de junho, depois que uma mãe teria sido impedida de ter o acompanhamento de uma “doula” durante o parto realizado na Santa Casa da Capital.

A fotógrafa Ana Cayres, 32 anos, afirma que também foi impedida de fotografar o parto da gestante. “Eu faço esse trabalho há 9 meses e nunca fui impedida, eu acredito que tenha sido pela conduta do médico mesmo”, conta.

Depois do caso, a Sociedade de Ginecologia Obstetrícia foi procurada pela Santa Casa para que um parecer seja emitido sobre o acompanhamento das profissionais que conduzem o parto humanizado.

O presidente da sociedade, Paulo Ito, explica que o documento está sendo produzido e que será finalizado nesta semana, mas que a gestante tem a liberdade de escolher qualquer pessoa para acompanhá-la durante o parto. No entanto, caso a profissional esteja na sala de parto, não pode haver interferência.

“O que chegou até nós é que há doulas que interferem no trabalho e na rotina das equipes médicas, e isso a sociedade é contra. Do contrário, qualquer pessoa pode acompanhar a gestante”, diz Ito.

Doula há 10 anos, Tatiana Marinho explica que em partos realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é comum a presença de apenas um acompanhante, nesses casos, fica a critério da mãe a presença da doula.

"Como em todas as áreas, existem vários profissionais, mas nós não podemos intererir no trabalho da equipe médica em parto normal ou cesariana", diz a profissional sobre a suposta interferência de doulas na conduta de equipes médicas.

Outro lado – A assessoria de imprensa da Santa Casa afirmou à reportagem que cada gestante pode ter o acompanhamento de apenas uma pessoa durante o parto. E que no caso da grávida citada na reportagem, houve o pedido de mais de uma pessoa acompanhá-la e, por isso, houve a proibição.

O hospital ressalta ainda que todas as orientações do Ministério da Saúde são seguidas durante os partos.

Nos siga no Google Notícias