A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

08/09/2016 22:34

MPT e Semadur farão análise em materiais recicláveis usados na UTR

Nyelder Rodrigues

O MPT (Ministério Público do Trabalho) de Mato Grosso do Sul vai analisar no próximo dia 27, junto à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), a quantidade e a qualidade do material reciclável que é entregue pela Solurb aos catadores cooperados de Campo Grande.

A medida ficou acordada nesta quinta-feira (8) após audiência em que trabalhadores do setor indicaram haver falta de estrutura. Eles também relataram que estão ocorrendo demissões arbitrárias. Os catadores afirmam os recicláveis disponibilizados na UTR (Usina de Triagem de Resíduos) são insuficientes.

Os trabalhadores também reclamam que alguns trabalhadores estão sendo impedidos de ter acesso à UTR, gerando ociosidade de algumas esteiras. Contudo, a Solurb, responsável pela coleta e tratamento do lixo na Capital, afirma que há desperdício de material, tendo o nível de rejeito subido para cerca de 60%, com plástico, vidro e metal.

Apesar disso, há preocupação quanto ao aumento de cooperados no local. Conforme a Solurb, atualmente há 105 catadores na UTR e 170 interessados em ingressar. A capacidade nos três turnos de trabalho na usina é de 414 pessoas.

Os critérios a serem usados na perícia deverão ser apresentados nos próximos cinco dias úteis pelas partes envolvidas. A visita técnica do MPT e Semadur contará com acompanhamento de dois catadores.

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions