Mulher viraliza ao recomendar água tônica contra covid
Ela diz que trata-se da “base da cloroquina” e incentiva as pessoas a consumirem o produto
Viralizou na internet vídeo de uma sul-mato-grossense indicando água tônica contra os efeitos da covid-19. Victória Peixoto, militante de direita de Campo Grande, aparece defendendo o uso da água tônica por conter quinino. Ela diz que trata-se da “base da cloroquina” e incentiva as pessoas a consumirem o produto em suposto método de combate ao novo coronavírus.
Questionada por uma voz masculina sobre o que está fazendo ao abrir a porta da geladeira, a mulher diz: “estou comprando água tônica, que tem quinino. É a base da cloroquina. Isso daqui você pode comprar em qualquer supermercado, como estou fazendo, conveniência ou no barzinho da esquina. Isso a Globo não te conta”, disse.
Em seu perfil no Twitter, Victória se diz ambientalista e ativista política. Em postagens no Facebook, a mulher defende o uso da cloroquina, medida não defendida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por não ter sua eficácia 100% comprovada, linha oposta a do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Em entrevista a Revista Fórum, o psiquiatra Luis Fernando Tófoli explica que “quinino é quinino, cloroquina é cloroquina". A cloroquina foi desenvolvida a partir do quinino, mas são moléculas diferentes. […] Não há qualquer estudo em laboratório, em animais ou humanos sugerindo que quinino, e muito menos água tônica, tenha qualquer efeito terapêutico”, disse.
