ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Na Justiça, mulher consegue aprovação para ser conselheira tutelar

Vinícius Squinelo | 16/01/2014 23:48

O juiz Alexandre Tsuyoshi Ito, da 4ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande, julgou procedente a ação movida por Elizangela Serrão da Silva contra a Comissão de Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Campo Grande, condenando a comissão a declarar a capacidade psicológica da autora para o cargo de conselheira tutelar e classificá-la para a última etapa do concurso.

A autora narrou nos autos que se inscreveu no concurso para conselheiros tutelares tendo em vista sua recondução ao cargo, e que foi reprovada na quarta fase, destinada aos exames psicológicos. Sustentou que assim que soube do resultado do exame que a desclassificou do concurso, procurou a comissão organizadora para uma reavaliação ou reconsideração dos resultados, o que não aconteceu.

Disse ainda que já exercia a profissão de conselheira tutelar e que durante esse tempo nunca recebeu qualquer tipo de denúncia a respeito da sua conduta, e que o exame psicológico aplicado pelo concurso não tinha critérios lógicos nem objetivos.

Em contestação, a comissão do concurso disse que o exame de aptidão psicológica foi realizado por outro órgão público, bem como foi desenvolvido com base em critérios objetivos, técnicos e científicos, descritos no edital.

Ao analisar os autos, o juiz observou que o edital do concurso não apresenta informações claras e objetivas sobre os critérios de avaliação nem informa quais aspectos se esperam para o desempenho do cargo de conselheiro tutelar.

O juiz alegou ainda que em razão da falta de informações fica inviável a aferição, de maneira objetiva, dos critérios utilizados no teste psicológico, em desrespeito ao princípio da ampla defesa, uma vez que, caso o candidato sinta-se prejudicado, não terá elementos para recorrer da decisão administrativa.

Ele considerou também o resultado da perícia que comprovou a capacidade da autora para o desempenho do cargo. “A perita sustentou que a requerente está apta psicologicamente para a função de conselheira tutelar, pois na análise realizada ficou evidente a sua competência para tal função”, escreveu na sentença.

Nos siga no Google Notícias