ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

No primeiro dia, 113 moradores de rua foram levados para abrigos

SAS precisa de doações: "roupas de cama, toalhas, itens de higiene, estamos precisando de tudo", disse vice-prefeita

Anahi Zurutuza | 25/03/2020 19:30
Moradores de rua são recebidos por prefeito em uma das escolas-abrigo na manhã desta quarta-feira (Foto: Kísie Ainoã)
Moradores de rua são recebidos por prefeito em uma das escolas-abrigo na manhã desta quarta-feira (Foto: Kísie Ainoã)

No primeiro dia que as equipes do Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social) saiu às ruas de Campo Grande para acolher moradores de rua e levar para os abrigos, 113 pessoas “sem teto” decidiram ir tomar banho, comer e dormir nas escolas municipais, desativadas desde o dia 18 e que viraram alojamentos. O balanço foi divulgado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) na tarde de hoje (25).

“Temos agora quatro centros de apoio, para dar teto e dignidade e esses seres humanos, que devem receber os mesmos cuidados que aqueles que moram em mansões. Ele terão 4 refeições, cama nova, lençóis, banheiro com chuveiro quente e frio, além de acesso a médicos, psicólogos, assistente social e apoio do setor de esporte”, afirmou o prefeito em live pelo Facebook.

A vice-prefeita, Adriane Lopes, participou da transmissão porque trabalhou na organização do esquema de acolhimento, mais uma medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus. A proposta inclui abordagens 24 horas por dia e uso de três escolas municipais - Pe. Tomaz Ghirardelli (Dom Antônio Barbosa), Professor Antonio Lopes Lins (Portal do Caiobá) e Doutor Plínio Barbosa Martins (Jardim das Macaúbas) – como alojamento.

Os espaços foram cedidos pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e poderão receber 60 pessoas cada.

Os três prédios reforçarão a capacidade dos abrigos já existentes no município Cetremi (Centro de Triagem do Migrante e População em Situação de Rua), no Jardim Veraneio, e no Centro Dia, situado no Vilas Boas. "O Cetremi vai ficar só para acolher as pessoas que tem algum tipo de vicio", explicou a vice-prefeita.

Ela aproveitou a transmissão para pedir doações. "Roupas de cama, toalhas, itens de higiene, estamos precisando de tudo porque como muitas lojas estão fechadas, não estamos conseguindo comprar".

A intenção da Prefeitura de Campo Grande é tirar as pessoas das rua, onde não têm condições de higiene e ficam suscetíveis a contrair o novo vírus. Além de adoecer, podem se tornar vetores da Covid-19.

Serviço - Para informar sobre a presença de morador de rua precisando de acolhimento, o Seas atende 24 horas pelo números 98404-7529 e 98471-8147.

Para doações, fala contato com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), no 3314-4482. Mais informações no site.

Nos siga no Google Notícias