A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

21/11/2017 13:10

Novo software vai traduzir conteúdo do site da Câmara Municipal para Libras

Ferramenta está disponível à população desde a segunda-feira (20).

Anahi Gurgel
Ferramenta VLibras sendo utilizada por cidadã surda. (Foto: Divulgação)Ferramenta VLibras sendo utilizada por cidadã surda. (Foto: Divulgação)

Com o propósito de reduzir barreiras de comunicação, um novo software vai ajudar o acesso de pessoas surdas ao site oficial da Câmara Municipal de Campo Grande. A ferramenta Vlibras, que pode ser usada por meio de computadores, smartphones e tablets, foi implantada na Capital para traduzir conteúdo digital, textos, áudios e vídeos para a Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O programa, que já foi adotado por outros portais legislativos como a Câmara Municipal de São Paulo (SP), está disponível à população campo-grandense desde a segunda-feira (20).

A novidade consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, com aplicativos utilizados na tradução automática do Português para a Libras.

O Vlibras é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e a UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

No link, é possível acessar um vídeo explicativo sobre o funcionamento da Suíte VLibras. Confira



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions