ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

ONGs cobram fiscalização após cão ser sacrificado sem autorização no CCZ

Descumprimento das normas de posse responsável de cães e gatos acarreta superlotação do órgão e a sacrifícios indistintos

Tainá Jara | 16/01/2020 18:41
Mesmo com feira de adoção de animais, CCZ está superlotado (Foto: Arquivo)
Mesmo com feira de adoção de animais, CCZ está superlotado (Foto: Arquivo)

Protetores de animais cobram fiscalização quanto a aplicação da lei relativa a posse responsável de cães e gatos, depois que cachorro de estimação foi sacrificado no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), sem o consentimento da tutora. O descumprimento das medidas pela população acarreta na superlotação do órgão público e no sacrifício indistinto de animais domésticos.

Primeira no País, a Lei estadual Nº 2990, de 10 de maio de 2005, obriga o registro de cães e gatos, entre outras medidas. O principal alvo de questionamentos dos protetores são as regras relativas a apreensão e destinação de animais.

O artigo 29 dispõe sobre os procedimentos a serem tomados quanto a gatos e cachorros encontrados soltos em vias e logradouros públicos. O parágrafo 6º estabelece que “em nenhuma hipótese será permitida a eutanásia de animais saudáveis”.

A profissional autônoma, Danielle Ocampos, 42 anos, afirma que a medida não é respeitada pelo CCZ, que acaba sobrecarregado, pois, a própria população não cumpre as regras relativas a posse responsável. “Se nossas leis fossem cumpridas, a população agiria diferente”, afirma a protetora.

Conforme a lei, a captura de animais saudáveis pelo CCZ deve ser fiscalizada pelo Conselho Estadual do Bem Esta Animas.

O caso de “Alf” causou comoção nas redes sociais. A tutora do cão descobriu seu sacrifício na última quarta-feira. Conforme a lei, ele deveria ter sido encaminhado para adoção, no entanto, a prefeitura alega que o cão foi diagnosticado com Leishmaniose.

Diante das acusações, Danielle e outros protetores iniciaram campanha nas redes sociais com a #CCZMATA #CCZNÃOTRATA. “Este caso foi o ápice”, afirmou.

Segundo ela, as reclamações em relação ao centro são recorrentes, havendo inclusive casos em que os próprios funcionários do CCZ admitiram o sacrifício de vários filhotes de gatos devido a superlotação do espaço.”Precisamos de mais castração para gato e cachorro e que medidas, como o castramóvel e a UPA veterinária, saiam do papel”.

Nos siga no Google Notícias