A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

09/08/2013 15:15

Pacote de obras prevê recapeamento de seis avenidas e revitalização de rio

Edivaldo Bitencourt e Jéssica Benitez
Avenida Tiradentes será contemplada por pacote de recapeamento (Foto: Marcos ErmínioAvenida Tiradentes será contemplada por pacote de recapeamento (Foto: Marcos Ermínio

O pacote de obras, que o prefeito Alcides Bernal (PP), vai anunciar em alusão ao aniversário de 114 anos de Campo Grande, prevê o recapeamento de seis avenidas e a revitalização das margens do Rio Anhanduí e da avenida Ernesto Geisel. Os investimentos devem somar R$ 55 milhões.

A proposta prevê o recapeamento das avenidas Calógeras, Amazonas, Tamandaré, Salgado Filho, Mascarenhas de Morais e Tiradentes. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transportes e Habitação, Semy Ferraz, serão recuperados 70 quilômetros de faixas. O investimento será de aproximadamente R$ 15 milhões.

O investimento é inferior às demais avenidas, como a avenida Guaicurus, que receberá aporte de R$ 12 milhões, porque só serão recuperados os trechos considerados mais críticos. Não será feito o recapeamento de toda extensão da avenida.

A previsão é de que as obras estarão concluídas até janeiro de 2014. A Prefeitura vai licitar a recuperação e a expectativa é de que as obras durem de 60 a 90 dias. Serão várias frentes de obras ao mesmo tempo.

Drenagem - Semy conta que a Guaicurus não integra o pacote porque o recapeamento deste via já está na fase de lançamento do edital de licitação. Serão investidos R$ 12 milhões no recapeamento da via.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura vai aproveitar a obra para recuperar a drenagem da via. Serão aplicados R$ 4 milhões para acabar com os constantes alagamentos da avenida, que tem extensão de 10 quilômetros entre os bairros Dom Antônio Barbosa e Itamaracá. A via também vai ganhar cerca de 8 quilômetros de ciclovia.

A obra da avenida Ernesto Geisel, tomada por erosões na extensão entre o Shopping Norte Sul e a Avenida Campestre, deverá, finalmente, ter início neste mês. O prefeito vai assinar a ordem de serviço.

As obras vão custar R$ 43 milhões e terão duração prevista de dois anos. A via vai ter ciclovia, espaços com equipamentos públicos de lazer e áreas para observação.

Outras – As inaugurações da revitalização da Avenida Júlio de Castilhos, do recapeamento da Avenida das Bandeiras e de dois centros de Educação Infantil (Ceinfs) dos bairros Vida Nova e Oiti, completam o pacote de obras de aniversário da Capital.

As datas ainda estão sendo definidas pela equipe da prefeitura. No entanto, as avenidas poderão ser inauguradas no dia 27 deste mês.

Há quase quatro décadas na Avenida, Jairo afirma que em horário de pico os carros correm muito (Foto: Marcos Ermínio)Há quase quatro décadas na Avenida, Jairo afirma que em horário de pico os carros correm muito (Foto: Marcos Ermínio)
Adriano circula pela Tiradentes todos os dias e diz que é impossível recapeamento sem sinalização (Foto: Marcos Ermínio)Adriano circula pela Tiradentes todos os dias e diz que é impossível recapeamento sem sinalização (Foto: Marcos Ermínio)

Há mais de 37 anos a frente de uma loja de elétrica na Avenida Tiradentes, uma das beneficiadas, Jairo de Marco, 44 anos, alega que a via sempre foi abandonada pelo poder público no que diz respeito a melhorias. “Só vieram aqui e mudaram as mãos. É mexe daqui, mexe dali, mas nunca pensaram em recapear”, disse o comerciante. A via chegou a ser mão dupla, mão única e hoje é mão dupla e única.

Ele conta que inicialmente a via chamava-se “Avenida 1ª”, por ser uma das primeiras a surgir em Campo Grande e que até hoje sinalização é falha. “Junto com o recapeamento tem que vir redutor de velocidade, senão vai acontecer o mesmo que ocorre na Bandeira. Tenho um amigo que trabalha lá, ele diz que é impossível atravessar a rua em horário de pico”.

A opinião se estende aos outros usuários da Tiradentes. O carteiro Adriano Muniz, 28 anos, que o diga. O rapaz enfrenta sol, chuva, cachorros e tráfego intenso para cumprir com excelência seu ofício. Diante da notícia do recapeamento, ele já antecipa. “Tem que ter sinalização também porque com o asfalto bom os carros vão correr mais ainda”, avaliou.

Adriano entrega correspondências na região há dois meses e enfrenta perigo maior por ter que atravessar a rua inúmeras vezes para atender todos os endereços. “Vou de um lado para o outro e aqui, mesmo no trecho que é faixa única, tenho que tomar cuidado porque o movimento é sempre intenso”, finalizou.

A cozinheira Adriana Rosa, 33 anos, comemorou as melhorias prometidas por Bernal à Avenida Tiradentes. Com o recapeamento ela espera que haja menos inundação quando chove e também que o número de acidente no cruzamento com a rua Vicente Solar seja reduzido. “Vai ser maravilhoso”, disse.

A sinalização, porém, não foi esquecida por ela. “Tenho dois filhos pequenos que estudam aqui perto de manhã. Não dá para eles atravessarem a rua sozinhos em horário algum. Vai ter que ter semáforo, lombada eletrônica ou outro tipo de redutor de velocidade aqui”, concluiu.



ainda acho que falta obras ineditas na cidade,não apenas manutenção
 
samuel vosni em 11/08/2013 01:59:23
Sr Prefeito Bernal... e a Av. Bandeirantes???
 
Marcelo Cintra em 10/08/2013 09:01:58
Esqueceu da avenida bandeirantes prefeito!!! A rua Jose nogueira vieira no Tiradentes tambem deveria ser recapeada ta igual a guaicurus, toda remendada.
 
jacson blanck em 10/08/2013 07:28:01
e na minha rua que nem é asfaltada. Isso porque eu moro perto da UFMS, atrás do IML
 
Sérgio Marques de Alencar em 10/08/2013 01:00:03
no final do ano prometeram o recapeamento da av bandeirantes e até agora...nada
até quando, quando estiver perto do fim do mandato... av bandeirantes parece uma velha colcha de retalhos...
 
hudson terencio em 09/08/2013 23:30:24
Eu acho que o prefeito esta com boas intencoes ,porque passou 16 anos de governo do PMDB e nunca fizeram nada por estas avenidas agora o povo quer que em 8 meses se resolva tudo calma cada coisa de uma vez !!!!
 
paulo eduardo sandim em 09/08/2013 22:39:55
moramos na vila Jacy a mais de 30 anos , a AV BANDEIRANTES ê caminho de todos os dia pra o trabalho , hj em dia esta melhor transitar por uma estrada de chão ,do na AV bandeirantes ..existem muitos comerciantes,pagam impostos , e tem o pior asfalto da capital ..
 
jorge tavares em 09/08/2013 21:58:33
E a avenida Consul Assaf Trad, que o Semy Ferraz disse que também ia recapear??
 
mirian machado em 09/08/2013 21:17:39
E a Coronel Antonino e Assaf Trad? Horrivel, toda remendada. Como nao arrumaram antes da inauguraçao do shopping novo? É entrada da cidade, com tantos bairros que merecem, alem de um asfalto decente, mais linhas de onibus, ainda mais com os trabalhadores do shopping, vai ser um caos...
 
laura rodrigues em 09/08/2013 21:07:55
Concordo com o amigo Marcos Antonio Pedrosa Espinoça, também moro no bairro Nova Campo Grande, e a cada eleição é promessa e mais promessas. Bairros mais novos já receberam asfalto e nós.......a-g-u-a-r-d-a-n-d-o - p-a-c-i-e-n-t-e-m-e-n-t-e o poder público olhar para o nosso bairro. É a lógica, asfaltando se valoriza mais, se valorizando mais, mais pessoas procuram mudar para o bairro, mudando mais pessoas, a prefeitura arrecadará mais com o IPTU o que já justificaria o tão sonhado asfalto. Sem falar que empresas de telefonia (internet) como GVT, NET poderiam investir em nossa região, forçando a concorrência e melhorando o serviço (péssimo) da Oi Brasiltelecom que reina sozinha na região.
 
Augusto Ribeiro em 09/08/2013 20:54:15
E AI SEU BERNALLL....NÃO SE LEMBRA MAIS QUE EXISTE A COOPHAVILA-II, AKI TA UMA NOJEIRA,,,,,,,,,,KD O BERNALL????
 
FILADELFIO SEBASTIAO EVAMAR TERENCIO em 09/08/2013 20:54:06
Só depois de prontos para acreditar...











 
Ricardo Sadyama em 09/08/2013 20:03:58
Vamos ver a qualidade do recapeamento. Olhem o "não exemplo" da Ceará, Júlio de Castilhos, Dom Aquino.... em pouco tempo e algumas chuvas o asfalto começa a desmanchar. Prefeito Bernal, aproveita a oportunidade e comece a sua redenção. Aproveite as obras para fazer "bonito". Se quiser chame os presidentes de bairro para ajudarem na fiscalização da execução das obras.
 
Orlando Santos em 09/08/2013 17:45:46
Pergunto ao prefeito Alcides Bernal quando sera que ele vai . melhorar a av. Bandeirantes.
e esta em péssimas condições de uso , tenho certeza que de todas as avenidas citadas esta sim e uma das piores em tão prefeito como fica........kksksksksksksksksksksksksk
 
MARCIA RIBEIRO em 09/08/2013 17:44:16
AVENIDA BANDEIRANTES MAIS UMA VEZ ESQUECIDA...PARECE ESTRADA DE CHÃO DAQUELAS BEM RUIM POR SINAL
 
CLAUDEMIR DA SILVA SOUZA em 09/08/2013 17:29:16
A AVENIDA BANDEIRANTES NÃO CONSTA NESTE PACOTE DO BERNAL E GOSTARIA MUITO QUE O SR PREFEITO PASSASSE PELA AVENIDA A PARTIR DO TREVO IMBIRÚSSU E SIGA COM SEU CARRO PRÓPRIO ATÉ A AFONSO PENA E SINTA O QUE OS MORADORES E COMERCIANTES SENTEM TODOS OS DIAS.
 
JOAQUIM CUNHA em 09/08/2013 17:05:24
E a Av Bandeirantes, que está uma vergonha? Duvido, Sr Prefeito, que o senhor trafega com o seu carro naquela avenida!
 
Douglas Silva de Deus em 09/08/2013 16:56:23
Mas como a população reclama de forma desnecessária!!!

O prefeito está fazendo de tudo para resolver os problemas da cidade, mas em 8 meses, infelizmente, não é possível.

Essas novas obras e acontecimentos futuros são de forma gradual, mas o povo só presta pra reclamar, reclamar e reclamar, sem saber (porque não querem), como é o planejamento desses projetos.

Eu moro na Rua da Paz próximo da Rua Alagoas, no Jardim dos Estados, e não é porque moro num bairro nobre e tenho um alto padrão de vida, que vou ficar calada para as injustiças que cometem contra a administração da cidade.

O povo não sabe o significado da palavra PACIÊNCIA. Quando souber, terão discernimento e inteligência para esperar as coisas acontecerem na hora certa!!!
 
Leonina Maltmann Scott em 09/08/2013 16:56:05
Nao que a tiradentes nao mereça, mas a bandeirantes tá em pior estado e acho que atende a mais gente. Sr prefeito ainda da tempo de atender ao povo
 
Alex André de Souza em 09/08/2013 16:51:38
NAO DA PRA ACREDITAR NISSO NA ÉPOCA DA CAMPANHA POLITICA A BANDEIRANTES E PRIORIDADE AGORA NEM APARECE MORADORES DA AV BANDEIRANTES VAMOS PROTESTAR ESTAMOS AGUARDANDO A QUANTOS ANOS POR ISSO CERTAMENTE NÃO E A AV QUE OS POLÍTICOS PASSAM TODOS OS DIAS .
 
SONIA DANTAS GALINDO em 09/08/2013 16:45:12
Muito bom a cidade está precisando, mas de todas que serão recapeadas, acredito que nenhuma está pior que a Av. Bandeirantes, a avenida com o asfalto mais lixo da cidade.
 
Fabricio Trevisan em 09/08/2013 16:43:41
Entra prefeito, sai prefeito e a região norte sempre esquecida (Nova lima, Columbia e Anache). Quando este governantes vão aprender que o erário publico é usado para a melhoria dos bairros, precisamos de governantes mais sensibilizados para o povo, eles continuam seus interesses politicos.
 
FELIX MARTINEZ em 09/08/2013 16:34:39
Tamandaré!! Finalmente! Até a UCDB... =) Brilhante e bandeirantes também seria bom.
 
Érico Lopes em 09/08/2013 16:16:18
Enquanto o recapeamento rola solto, a saúde e as nossas crianças nos ceinfs, continuam no caos.
 
Sebastião Francisco em 09/08/2013 16:15:42
Na frente do aeroporto de Campo Grande, o asfalto esta horrível, retrato de toda nossa cidade.
 
Ilton Barros em 09/08/2013 16:11:35
-O certo era recapear uma rua por mês em Campo Grande, pois a cidade toda esta com a malha asfaltica em estado de calamidade.
 
luis tibo em 09/08/2013 16:01:58
a prioridade é a avenida bandeirantes, ligação de grandes bairros com o centro da cidade,maior corredor de onibus, comercio forte principamente as garagens de automoveis.Bernal voce nunca andou por lá, de uma volta nesse domigo e repense
 
beto rayo em 09/08/2013 15:58:15
Sou presidente do bairro da Nova Campo Grande, moro aqui ha 44 anos estamos aguardan do pelo asfalto muitos anos e quando ouvimos falar de laçamentos de obras, ficamos eufóricos de repente caímos na realidade, mais uma vez muda-se o prefeito e tudo continua a mesma coisa, faz-se onde não precisa, continuamos comendo poeira e ai volta a esperança 2014 teremos eleição dessa vez vai, de repente acordamos de um sonho, " tudo será igual novamente"
 
Marcos Antonio Pedrosa Espinoça em 09/08/2013 15:54:23
E as avenidas Brilhante e Bandeirantes, mais uma vez serão esquecidas?!
 
Gleidson Lucena em 09/08/2013 15:53:35
Acho que deveria colocar na lista a Avenida Bandeirantes e a Brilhante que é um caus, acaba com os carros, motos etc...
fica a dica...
 
Ewerton Marcelo Araujo em 09/08/2013 15:53:00
na minha opinião a região norte ficou completamente esquecida vou citar só um exemplo a consul assaf trad sentido bairro centro o asfalto esta todo remendado muito mal remendado por sinal sem contar os buracos,tem buraco na calçada esperando vaga p/ entrar na via esta de fazer vergonha,quem chega em Campo grande deve achar que é uma cidade abandonada e a sinalização horizontal e vertical vai da imaginação de cada um que transita na via e ainda dia 15 vão inaugurar o shopping vamos rezar p/ não ter acidente.
 
reginaldo pereira da silva em 09/08/2013 15:49:06
E a avenida Bandeirantes e brilhante, quando é que fazer a revitalização, esta um caos andar por estas avenidas.... Acorda Bernall
 
Alamir Barboza Severo em 09/08/2013 15:41:09
O Bernal e a Bandeirantes? Que mais parece estrada de chão de ruim!
 
Thiago Rodrigues Silva Calado em 09/08/2013 15:36:11
Muito bom! Contudo, a Bandeirantes e a Manoel da Costa Lima precisam mais que a Tiradentes e Mascarenhas de Morais...
 
Filipe Alberto em 09/08/2013 15:30:07
E a Avenida Bandeirantes? Andar nessa avenida é um tormento, cheia de desníveis, sem sinalização horizontal, sem lugar para estacionar. Pena que ficou de fora! Abre o olho Prefeito e Secretário.
 
Paulo de Barros Carvalho em 09/08/2013 15:29:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions