ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Para acelerar atendimento, Presídio Feminino instala videoconferência

Marco Antonio Brito | 08/09/2011 17:55

Detentas estão sendo orientadas durante o uso dos equipamentos

Tecnologia irá facilitar o atendimento às detentas. (Foto: Divulgação)
Tecnologia irá facilitar o atendimento às detentas. (Foto: Divulgação)

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Defensoria Pública do Estado expandiram o projeto de atendimento por videoconferência nos presídios da Capital. Agora, além do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), onde o projeto foi implantado no mês passado, também o Estabelecimento Penal Feminino "Irmã Irma Zorzi" passa a utilizar o sistema da Defensoria. Os primeiros atendimentos com vídeo no local foram feitos hoje (8).

No presídio, 80% das reeducandas são assistidas pela Defensoria Pública e, em média, são realizados atualmente cem atendimentos por semana. "A intenção é aumentar essa quantidade, especialmente os atendimentos realizados on-line. Vamos esperar para que as presas se adaptem", explica o defensor público Anderson Chadid Warpechowski responsável pela assistência jurídica no estabelecimento.

Neste primeiro dia, por estar em fase experimental, foram realizados 15 atendimentos por meio de videoconferências, mas a expectativa é que a partir da próxima semana sejam pelo menos 25 por dia. Segundo o defensor, a intenção é que haja um aumento gradativo.

Para o diretor presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, o novo método implantado pela Defensoria Pública está sendo muito positivo, pois amplia a capacidade diária de atendimentos e ainda agiliza o tempo-resposta para os assistidos. "É a tecnologia sendo usada para dar uma melhor assistência aos nossos custodiados", destaca.

Como se estivesse ao vivo - A interna J.J.L., presa por tráfico de entorpecentes, foi uma das atendidas nesse primeiro dia de implantação do sistema. Ela garantiu que não estranhou a novidade. "Como eu vi ele (defensor), é a mesma coisa que ele estivesse presente", disse. Há cinco meses na unidade penal e ainda sem ter sido julgada, a interna recebeu informação sobre a data de audiência com o juiz e que terá todo o acompanhamento da Defensoria Pública.

Para facilitar o uso dos equipamentos, as detentas estão sendo orientadas. (Foto: Divulgação)
Para facilitar o uso dos equipamentos, as detentas estão sendo orientadas. (Foto: Divulgação)

Para orientar as internas, uma servidora penitenciária, que atua no setor jurídico da unidade feminina, está acompanhando as videoaudiências.

A diretora do Estabelecimento Penal "Irmã Irma Zorzi", Dalma Fernandes de Oliveira, acredita o novo sistema será bom para rotina do presídio. "Agora com essa possibilidade de haver mais atendimentos diários e uma resposta mais rápida às internas, vai ajudar a diminuir a ansiedade entre elas", diz.

Os atendimentos por videoconferência serão idênticos aos presenciais: o interno solicita audiência com o defensor (ou vice-versa); é feita uma lista de atendimentos diários; e as reeducandas são encaminhadas para a sala de videoaudiência para falar sobre processos e necessidades jurídicas.

A próxima unidade a ter o sistema de atendimento virtual implantado será o Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. Mesmo com os atendimentos virtuais, os presídios continuam a receber a visita presencial dos defensores públicos duas vezes por semana.

Nos siga no Google Notícias