ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Para suprir demanda reprimida, Capital lança projeto de telemedicina

Segundo a Sesau, o projeto tem o objetivo de diminuir filas de consultas e atendimentos ocasionadas pela covid

Flávio Veras | 07/12/2021 11:18
Atendimento será realizado por um clínico geral e um especialista por vídeo. (Foto: Sesau/Divulgação)
Atendimento será realizado por um clínico geral e um especialista por vídeo. (Foto: Sesau/Divulgação)

A prefeitura de Campo Grande realizou, na manhã desta terça-feira (7), o lançamento do projeto Teleinterconsulta (telemedicina). Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o projeto tem o objetivo de otimizar o atendimento com especialistas e diminuir as demandas reprimidas de consultas e exames ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O evento teve a participação do prefeito Marquinhos Trad (PSD); da vice-prefeita, Adriane Lopes (Patriotas); e do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. Ainda de acordo com a Sesau, em tempos de pandemia, a mediação tecnológica é uma importante ferramenta para a promoção da equidade e da democratização do acesso aos serviços públicos.

“Com base neste conceito, Campo Grande iniciou a implementação do programa. Um dos objetivos da medida é qualificar os encaminhamentos da Rede de Atenção Primária para a Rede de Atenção Especializada, por especialidade”, justificou a Sesau.

Ainda conforme o órgão, através da internet, os profissionais participarão de conferências para desenvolver estratégias de atendimento compartilhado, entre pacientes e profissionais da área médica.

As Unidades de Saúde da Família (USFs) Tiradentes e Moreninha foram escolhidas para iniciarem o programa. A expectativa é expandir o serviço para as 72 unidades de saúde que compõem a Atenção Primária. Neste primeiro momento, os profissionais das unidades devem contar com suporte de psiquiatras e cardiologistas, prevendo a disponibilização de outras especialidades.

Segundo o prefeito, a medida mostra que a tecnologia pode ser uma aliada do serviço público. “A pandemia gerou consequências negativas sanitárias e econômicas. No entanto, ela acelerou o surgimento de plataformas tecnológicas que irão nos ajudar no serviço público. Um deles, que hoje está sendo implementado, é a teleconsulta”, explicou Marquinhos Trad.

A implantação do Programa Municipal de Telerregulação, Teleconsulta e Teleconsultoria, são fruto da parceria da Sesau, com o Inovaaps (Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nos siga no Google Notícias