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Capital

Passageiros esperam por 6 horas e Procon autua companhia aérea

Dois voos foram cancelados e Azul Linhas Aéreas afirmou que faria a ‘gentileza’ de oferecer alimentação aos passageiros

Danielle Matos | 03/07/2019 09:02
Adultos e crianças esperavam em pé por realocação de voo. (Foto: Reprodução/Procon MS)
Adultos e crianças esperavam em pé por realocação de voo. (Foto: Reprodução/Procon MS)

Após esperarem em pé por seis horas, passageiros de dois voos cancelados na madrugada desta quarta-feira (3), da companhia Azul Linhas Aéreas, acionaram o Procon estadual para denunciar prejuízos. Segundo o órgão, a Azul não queria oferecer realocação e nem alimentação ou hospedagem para os passageiros.

Os voos sairiam do Aeroporto Internacional de Campo Grande às 1h e 2h30, mas foram cancelados. Os clientes tiveram despesas extras para arcar com os custos de hospedagem, conforme informa o órgão.

Ao chegar no local, os fiscais constataram que os passageiros, incluindo crianças, esperavam em pé. Alguns perderam conexões com voos nacionais e internacionais, outros não puderam esperar e arcaram com prejuízos ainda maiores ao comprar uma segunda passagem em outra companhia.

Para tentar solucionar o problema, e após a chegada da equipe de fiscalização, a Azul adiou a data de embarque de alguns passageiros para sexta-feira (5). Um dos gerentes da empresa, que não foi identificado, afirmou que não ofereceu amparo “porque as pessoas não queriam sair da fila”.

Ele também informou, em conversa com a fiscalização, que as normas para cancelamento de voos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) foram alteradas, mas que “faria a gentileza de oferecer alimentação aos passageiros antes da realocação”.

O superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão afirma que as denúncias devem ser feitas ao órgão estadual, que tem por função o amparo aos consumidores que se sentirem lesados. “Ficou demonstrada a importância das denúncias feitas pelos consumidores para que possamos agir”.

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