ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 23º

Capital

PF deflagra operação contra tráfico de drogas e faz buscas em condomínios

Ação ocorreu nos bairros Rita Vieira e Pioneiros para cumprir mandados de busca e prisão

Por Bruna Marques e Dayene Paz | 02/10/2025 06:45


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Federal, com apoio de policiais penais e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), realizou na manhã desta quinta-feira (2) uma operação no Condomínio Castello Di Pietro, localizado no Bairro Rita Vieira, em Campo Grande. A ação, denominada "Hereditas Damnares", visa combater uma rede criminosa suspeita de tráfico de drogas na capital sul-mato-grossense. Mandados judiciais foram cumpridos no local, porém detalhes sobre quantidade e alvos não foram divulgados até o momento.

Moradores dos condomínios Castello Di Pietro e Parque Castelo de Andorra, em Campo Grande, foram alvos de operação da PF (Polícia Federal) na manhã desta quinta-feira (2). Os prédios estão localizados na Rua Mariza Andrade Ribeiro, no Bairro Rita Vieira e na Avenida Senador Antônio Mendes Canale, no Bairro Pioneiros.

A ação contou com apoio de policiais penais e da Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) e teve como foco o combate ao tráfico de drogas. O Campo Grande News apurou que a equipe da PF chegou cedo ao Condomínio Castello Di Pietro, mas já havia deixado o local quando a equipe de reportagem chegou.

Já no Parque Castelo de Andorra, equipes do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) da Polícia Militar e da Polícia Federal chegaram às 7h para dar apoio a outras equipes que já estavam no condomínio. Cerca de 8 policiais entraram no momento em que alguns moradores do prédio saíam para o trabalho.

Uma testemunha contou à reportagem que os primeiros policiais chegaram às 6h e já vasculharam outros prédios na região, mostrando foto de um homem a moradores e funcionários. O suspeito da foto seria o alvo da ação.

Durante a operação batizada como "Hereditas Damnares", foram cumpridos mandados judiciais nos locais, mas até o momento não foi divulgado quantos foram expedidos nem quem são os alvos da investigação. Também não há confirmação de que alguém tenha sido preso.

PF deflagra operação contra tráfico de drogas e faz buscas em condomínios
Condomínio Castello Di Pietro alvo da Operação Hereditas Damnares (Foto: Dayene Paz)

Segundo a Polícia Federal, a operação faz parte de um trabalho de apuração sobre a atuação de uma rede criminosa suspeita de envolvimento com o comércio de entorpecentes na capital sul-mato-grossense.

Esclarecimento - A advogada Samela Alves, que presta assessoria jurídica ao Condomínio Castelo de Andorra, procurou o Campo Grande News e esclareceu que o alvo da operação não tinha qualquer relação com o residencial. Segundo ela, os policiais buscavam, na verdade, um morador do Condomínio Castelo de Gibraltar.

De acordo com a advogada, houve um equívoco inicial porque os dois empreendimentos ficam lado a lado e têm nomes semelhantes. Assim que perceberam o erro, as equipes se dirigiram ao condomínio correto.

Samela destacou ainda que esse tipo de confusão é comum, já que a região reúne vários prédios com o nome “Castelo”. “Correios, oficiais de Justiça, visitantes, corretores, transportadoras e entregadores enfrentam esse tipo de situação quase diariamente”, pontuou.

No caso da operação, o suspeito usava tornozeleira eletrônica, que indica apenas a localização aproximada, o que pode ter contribuído para a entrada equivocada no Andorra.

A advogada reforçou que o Condomínio Castelo de Andorra e seus condôminos não tiveram qualquer envolvimento com a operação da Polícia Federal.

Já no Castelo Di Pietro o alvo era um morador. Não há qualquer vinculo ou participação do condomínio ou administração dele com os fatos investigados pela polícia.

Matéria editada às 7h30 para acréscimo de informações

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.