ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Pichações no Jardim Botafogo têm apologia a facção e ameaça à polícia

Thiago de Souza | 02/01/2016 13:46
"Matar polícia é nossa meta" é trecho de música do MC Daleste. (Foto: Direto das Ruas)
"Matar polícia é nossa meta" é trecho de música do MC Daleste. (Foto: Direto das Ruas)
Pichações contém ofensas à polícia e apologia a uma facção criminosa. (Foto: Direto das Ruas)
Pichações contém ofensas à polícia e apologia a uma facção criminosa. (Foto: Direto das Ruas)

Pichações com ameaças e xingamentos à polícia tomam conta de um muro de um condomínio que fica no fim da Rua Ana Luisa de Sousa, no Jardim Botafogo, região sul de Campo Grande. Fotos mostram frases com apologia a uma facção criminosa nascida nos presídios paulistas e o trecho de uma música que diz “Matar polícia é nossa meta”.

As imagens chegaram ao Campo Grande News por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. O delegado de polícia Reginaldo Salomão disse que isso é uma incitação à violência e ao confronto, mas que é preciso ter cautela para avaliar o caso. “Podem ser apenas garotos expressando uma rebeldia ao sistema ou até um grupo criminoso querendo intimidar a polícia”, pontuou.

Entre os rabiscos, é possível notar ainda as frases: “Polícia Morto”, “C... da Tático” e "D.O.F Vai morrer". A frase "Matar os 'polícia' é nossa meta" é o trecho da música “Apologia”, de MC Daleste, cantor morto em julho de 2013.

Salomão disse que, para que a pichação configure ameaça, é necessário provar que a pessoa ou os autores têm meios ou poder para materializar aquilo que foi escrito. Ele alerta que vê muitos jovens repetindo frases ou reproduzindo comportamentos sem saber quais consequências isso pode trazer. Por isso, destaca que é preciso díalogo entre a polícia e a comunidade para revolver essas questões.

Ainda comforme o delegado, se a fachada pichada for de uma área particular, é preciso que o dono registre uma ocorrência para que a polícia atue. Se for muro de área pública a polícia pode tomar providências por conta própria.

A pena prevista para pichação é de três meses a um ano de detenção, e multa.

Nos siga no Google Notícias