ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Polícia ouvirá cerca de 200 crianças que podem ter sido vítimas de fonoaudiólogo

“Escolhia os mais vulneráveis dentre os vulneráveis”, explica delegada responsável por inquérito

Anahi Zurutuza e Ana Beatriz Rodrigues | 17/03/2022 17:36
Wilson Nonato Rabelo Sobrinho, o fonoaudiólogo, chegando para prestar depoimento na manhã desta quinta-feira (17). (Foto: Henrique Kawaminami)
Wilson Nonato Rabelo Sobrinho, o fonoaudiólogo, chegando para prestar depoimento na manhã desta quinta-feira (17). (Foto: Henrique Kawaminami)

O flagrante armado pela mãe de um paciente revelou para a Polícia Civil uma série de abusos sexuais contra crianças que aconteciam há cerca de um ano em consultório de fonoaudiólogo, em clínica renomada de Campo Grande. Wilson Nonato Rabelo Sobrinho, o profissional investigado, atendeu entre 12 de abril do ano passado – dia em que começou a trabalhar na Capital – e 9 de março deste ano, data da prisão, cerca de 200 crianças, 75 delas somente em 2022.

Segundo a delegada Fernanda Mendes, titular da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), a investigação deve levar pelo menos 6 meses, porque todos os meninos e meninas que passaram pelo profissional serão ouvidas.

Apesar do longo caminho a percorrer, a delegada afirma que o perfil do abusador em série já é possível de elencar, como a preferência por meninos. Das 16 denúncias feitas à Depca, contando com o caso que resultou no flagra do dia 9, quatro casos de abuso foram confirmados pelos garotinhos no sistema de escuta especial – feita pela equipe que conta com psicóloga e assistente social.

As vítimas, obviamente, tinham problemas na fala. Mas, ainda de acordo com a responsável pelo inquérito, os quatro meninos que revelaram os abusos – de 4, 5 e 8 anos (dois deles) - têm dificuldades severas de se comunicar, alguns deles não conseguem, por exemplo, formular frase completa.

Ele escolheu dentre os vulneráveis, os mais vulneráveis”, explica Fernanda Mendes, sobre a estratégia do fonoaudiólogo para não ser descoberto.

Para “conquistar” a confiança dos pacientes, ele os presenteava com doces ou propunha brincadeiras. Além disso, outro detalhe que chamou a atenção era o pedido para que os meninos tapassem os olhinhos com as máscaras.

Delegada Fernanda Felix durante coletiva de imprensa. (Foto: Paulo Francis)
Delegada Fernanda Felix durante coletiva de imprensa. (Foto: Paulo Francis)

Silêncio – O fonoaudiólogo ficou em silêncio durante todo o interrogatório. A delegada explica que perguntou dos detalhes narrados pelos pacientes nos depoimentos, mas, calmamente, ao lado de advogado, respondeu todas as interrogações com uma frase: “Eu manifesto o direito de ficar calado e só falar em juízo”.

Denúncias – A quinta-feira foi movimentada na Depca. O caso veio à tona na quarta-feira da semana passada, de ontem para hoje, é que pais de muitos dos pacientes souberam que o homem preso era o fonoaudiólogo que atendia seus filhos e em desespero, procuraram a delegacia.

Wilson Rabelo foi preso depois que a mãe de um dos pacientes dele armou flagrante e contou tudo à polícia, assim que o profissional tentava mais uma vez cometer abusos contra o filho dela, de 8 anos.

A mulher foi informada pelo outro filho, de 10 anos, o que acontecia com o caçula. Ela foi até o estabelecimento, aguardando na sala de espera, até que o garoto de 8 anos saiu correndo da sessão, dizendo que o profissional havia passado a mão nele. A mãe acionou a Polícia Militar, que prendeu o fonoaudiólogo.

Nos siga no Google Notícias