ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

População faz fila para ser vacinada, mas doses acabam rápido

Uma das UBSs só distribuiu 30 doses e revoltou quem foi buscar a vacina

Izabela Sanchez | 02/07/2018 17:01
Na UBS Nova Bahia às 16h ainda era possível encontrar vacinas (Izabela Sanchez)
Na UBS Nova Bahia às 16h ainda era possível encontrar vacinas (Izabela Sanchez)

A saúde pública municipal distribuiu, nesta segunda-feira, doses excedentes das vacinas contra o vírus influenza., da gripe. Foram em média apenas 220 doses disponíveis em cada um dos postos, onde as pessoas tiveram que pegar senhas para conseguirem a vacina. As doses foram distribuídas até às 16h45.

A vacina só estava disponível em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), mas acabou rápido. Em todos os postos a população fez fila para conseguir a dose, mas alguns locais ficaram sem a vacina após cerca de 1 hora.

A unidade de saúde do trabalho, UBS Nicolau Fragelli, não recebeu novas vacinas e distribuiu apenas as 30 doses disponíveis no local. Aposentada, Marcia de Souza, 50, conseguiu vacina apenas para filha. “Fiquei decepcionada com o atendimento porque foi divulgado que teria mais”, comentou.

Na UBS Coronel Antonino, a professora Cristiane Laís, 30, saiu do local frustrada, já que não conseguiu ser vacinada e nem vacinar o filho. O gerente do local, Célio Alexandre Barbosa, informou que foram distribuídas 200 vacinas que acabaram às 14h45. O local abriu às 13h. Segundo explicou, já realizou pedido para novas doses à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Parte da fila na UBS Tiradentes (Izabela Sanchez)
Parte da fila na UBS Tiradentes (Izabela Sanchez)

Por meio da assessoria de imprensa, a Sesau informou que as doses distribuídas são reduzidas e cada unidade de saúde tem autonomia para distribuição. A secretaria também afirma que amanhã serão entregues novas doses.

Na UBS Nova Bahia e na UBS Tiradentes as filas dobravam. Ana Paula Alves, 33, é vendedora e fez uma peregrinação em postos em busca da vacina. Na Nova Bahia, ela esperava na fila na incerteza de conseguir ser vacinada. No local, segundo uma funcionária, ainda havia doses da vacina.

A espera na fila ultrapassava 1h. É o caso da funcionária pública Virgínia Del Corso, 43, e de Eliane Fernandes, 53, que esperavam na fila gigantesca na UBS Tiradentes. “Conseguimos pegar as últimas [senhas]. Achei que ia ter menos gente”, comentou Eliane. Na UBS as vacinas duraram até às 16h25.

Para receber a vacina é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o número do prontuário da rede municipal de Saúde e o cartão SUS. A dose aplicada será registrada no prontuário eletrônico do paciente para garantir o controle.

Após dois meses de Campanha de Vacinação a Sesau imunizou 96,78% do público alvo, ultrapassando a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.
Foram 191.453 pessoas vacinadas, enquanto os grupos de risco somam 197.820 integrantes, conforme estimativa do ministério.

Nos siga no Google Notícias