ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

População faz filas para tirar dúvidas sobre auxílio emergencial

Dinheiro depositado em contas poupança digitais só será liberado para saque em duas semanas

Aletheya Alves e Mariana Rodrigues | 07/04/2021 11:49
Fila formada para atendimento em agência localizada na Avenida Gury Marques. (Foto: Marcos Maluf)
Fila formada para atendimento em agência localizada na Avenida Gury Marques. (Foto: Marcos Maluf)

Sem poder sacar os valores do Auxílio Emergencial, a população seguiu para agências da Caixa Econômica Federal tentando tirar dúvidas nesta quarta-feira (7). Por enquanto, o dinheiro depositado em contas poupança digitais só poderá ser retirado fisicamente em duas semanas.

Após ter problemas com o aplicativo Caixa Tem, Elson Guimarães, de 36 anos, procurou a unidade localizada na rua Barão do Rio Branco e resolveu enfrentar fila. “Perdi a senha da conta, vim aqui ontem e não consegui resolver. Aí voltei hoje. Não tinha como não vir, dá medo de perder esse dinheiro por problema na conta”, explicou.

Já na agência da Afonso Pena, Loislane Santos, de 24 anos, relatou que precisava fazer um cadastro para tentar receber o auxílio, mas não conseguiu respostas à distância. “Eu morava em uma fazenda de Corumbá, estou em Campo Grande há dois meses. Não tenho acesso à internet, aí vim pessoalmente”.

Selma Maria Souza Tatelan, de 41 anos, não conseguiu informações através do aplicativo. (Foto: Marcos Maluf)
Selma Maria Souza Tatelan, de 41 anos, não conseguiu informações através do aplicativo. (Foto: Marcos Maluf)

Com esperança de retirar o valor, a costureira Selma Maria Souza Tatelan, de 41, foi avisada já na fila que o valor está disponível apenas de forma digital. “Eu não sabia das datas e não consegui ver no aplicativo. Esse dinheiro está vindo em hora boa, agora vou continuar na fila para ter informação certa”.

Fazendo bicos desde o início da pandemia, Selma explica que recebeu o auxílio durante o ano passado e que a ansiedade continua para movimentar o valor por agora. “A gente tá vendo as contas se acumularem. Não sei quanto vou receber, mas vai ajudar”, disse.

Em situação parecida, a estudante Thais de Souza Pereira, de 19 anos, disse que foi à agência por orientação do próprio aplicativo. “Aparece uma mensagem dizendo que é necessário regularizar o acesso. Não sei quanto posso sacar e nem quando, então não teve jeito e precisei vir”, completou.

Thais de Souza Pereira, de 19 anos, precisou ir até agência para liberar aplicativo. (Foto: Marcos Maluf)
Thais de Souza Pereira, de 19 anos, precisou ir até agência para liberar aplicativo. (Foto: Marcos Maluf)

Auxílio - Cerca de 45,6 milhões de brasileiros começaram a receber a nova rodada do Auxílio nesta terça-feira. O benefício tem parcelas que vão de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família, e será depositado para quem recebia o valor em dezembro de 2020 e segue outros requisitos.

Depois de duas a quatro semanas que o dinheiro é depositado na poupança digital, o dinheiro pode ser sacado em espécie ou transferido para conta corrente. Para os beneficiários do Bolsa Família o procedimento é diferente.

Os inscritos podem sacar o valor diretamente nos últimos dez dias úteis de cada mês, com base no digito final do NIS (Número de Inscrição Social).

Nos siga no Google Notícias