ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Por precaução, Águas Guariroba faz captação em lago do Balnerário Atlântico

Caminhões pipa são usados para retirar água do local e levá-la até estação de tratamento, de onde ela é distribuída

Nyelder Rodrigues e Marta Ferreira | 28/09/2020 18:23
Captação é feita pontualmente para evitar desabastecimento na cidade (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Captação é feita pontualmente para evitar desabastecimento na cidade (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A falta de chuvas e o tempo seco fez com que os esforços para fornecer água em Campo Grande fossem redobrados. Para evitar desabastecimento na cidade, a Águas Guariroba está realizando captação no lago do Balneário Atlântico com caminhões pipa e levando a água até a estação de tratamento, para distribuição.

"Não há possibilidade de racionamento de água em Campo Grande. A concessionária tem emitido alertas de pedido de consumo consciente e trabalhado em melhorias e reforços no sistema", frisa a concessionária em nota enviada à reportagem.

O consumo de água nesse período de seca, segundo a empresa, tradicionalmente é 15% maior que o normal. Contudo, em 2020, quando a baixa umidade vem batendo recordes junto ao forte calor, Campo Grande registra aumento de 22% no consumo - sete pontos percentuais do que é previsto como rotina na cidade nos meses de estiagem.

"Vale ressaltar que, além do clima, a ocorrência de fatores externos como queimadas, oscilações de energia e furtos de cabos nas estações também podem afetar as operações", complementa a nota enviada pela assessoria de comunicação da Águas Guariroba.

A retirada de água do Balneário Atlântico, na saída para Três Lagoas, foi retomado neste fim de semana em "caráter estratégico". A empresa ativou recentemente dois novos poços em Campo Grande, investindo R$ 10 milhões nas obras.

Nível baixo do reservatório do Lageado é evidente com terra à vista onde só havia água (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Nível baixo do reservatório do Lageado é evidente com terra à vista onde só havia água (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A vazão de um dos poços, localizado no bairro Pioneiros próximo a avenida Senador Antônio Mendes Canale, é de 400 m³ por hora. Ao todo, 90 mil moradores de 20 bairros são atendidos direta e indiretamente pelo novo ponto de captação.

Já o outro polo fica no bairro Paulo Coelho Machado, também na região sul de Campo Grande, e tem vazão de 230 m³ por hora. Ali, 17,5 mil residências são beneficiadas. Todo o sistema de abastecimento conta com monitoramento da Águas Guariroba para manter a regularidade do fornecimento por 24 horas por dia.

Legalidade - Questionada sobre a legalidade da captação de água no Atlântico, a empresa frisa que a operação, apesar de ser uma ação isolada e de caráter temporária, sem necessidade de licenciamento, foi devidamente comunicado ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), e a água dali passa por rigoroso controle de qualidade.

"A atividade é respaldada pela Resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos/MS nº 41 de 23 de fevereiro de 2017, em seu §6º, além de seguir toda a normativa de potabilidade de água constante na Portaria do Ministério da Saúde nº 2914 de 12 de dezembro de 2011".

Nos siga no Google Notícias