ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Reunião vai avaliar margem de segurança em sistema de distribuição de água

O consumo está 22% acima da média, num período que historicamente registrava aumento de 15%

Aline dos Santos | 17/09/2020 18:50
Barragem do Córrego Lageado está com lâmina de água em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Barragem do Córrego Lageado está com lâmina de água em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Marcada para amanhã (dia 18), reunião entre representantes da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos) e técnicos da concessionária Águas Guariroba vai avaliar a operação do sistema de água e verificar se há nível de margem de segurança para abastecer Campo Grande.

Nesta quinta-feira, o encontro foi entre o diretor-presidente da agência, Vinícius Leite Campos, e a presidência da empresa. De acordo com Vinícius, foi aberto processo administrativo na última segunda-feira (dia 14) sobre a falta de água em bairros da Capital durante o fim de semana. O prazo para a Águas Guariroba prestar explicações por escrito termina amanhã.

Hoje, a direção da empresa explicou que o desabastecimento foi devido ao aumento no consumo do líquido, em decorrência das altas temperaturas e estiagem.

Em 2020, o consumo está 22% acima da média, num período que historicamente registra aumento de 15%.

Nesta semana, a reclamação de torneiras secas  foi feita por vários leitores que relataram o problema ao Campo Grande News. A lista de bairros inclui Nova Lima, Vila Popular, Vila Nasser, Coophasul, Los Angeles, Caiçara, Santa Luzia, Vila Bandeirantes e Tijuca.

Com a crise hídrica, a empresa tem captado o líquido no Balneário Atlântico, na saída para Três Lagoas, e levado para a ETA (Estação de Tratamento de Àguas). Responsável por 16% da água que atende os moradores de Campo Grande, a barragem do Lageado está praticamente seca.

A empresa responsável pela distribuição de água também ativou novas fontes, incluindo poços que tem capacidade para atender mais de 105 mil residências. O investimento foi de R$ 10 milhões.

A concessionária reforça o pedido de consumo consciente do líquido, utilizado as reservas de caixa de água somente para atividades essenciais.

Nos siga no Google Notícias