ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Por R$ 1,3 milhão, obra vai reformar Praça das Águas e canal do Prosa

Prefeitura lançou disputa para empresas nesta quinta-feira (3) em reforma que prevê o plantio de mais de mil árvores

Izabela Sanchez | 03/10/2019 10:53
Entrada da Praças das Águas em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Entrada da Praças das Águas em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Exigência de materiais de alta qualidade, isolamento de área enquanto a obra for executada, reforma completa do canal que contem o Prosa e plantio de mais de mil árvores na Praça das Águas integram pacote de obras, recém-lançado, da Prefeitura. A nova licitação foi lançada nesta quinta-feira (3) e busca empresa que vai executar tudo isso por R$ 1,3 milhão, valor de referência dessa obra.

A concorrência é do tipo menor preço e esse valor é apenas uma referência fixada pela administração. As empresas interessadas podem entregar proposta e documentação no dia 5 de novembro às 8h.

Segundo a Prefeitura, essa obra atende a um pedido da Planurb ( Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) feito há mais de um ano. A Agência pede implantação do Prad (Projeto de Recuperação de Área Degradada) da Praça, que recupere a vegetação da APP (Área de Preservação Permanente).

Dia de chuva eleva Córrego Prosa na Ricardo Brandão (Foto: Marina Pacheco)
Dia de chuva eleva Córrego Prosa na Ricardo Brandão (Foto: Marina Pacheco)

No Prosa - Além disso, o pedido também contempla reforma das margens e do fundo do canal do Córrego Prosa (Avenidas Fernando Correa da Costa e Ricardo Brandão) entre as Ruas José Antônio, Nova Era e do trecho do Córrego dentro do Parque das Águas na Chácara Cachoeira, além da execução do próprio Prad na Praça.

Os documentos da licitação descrevem instalação de canteiro de obra com container e banheiro químico e sinalização intensa dos serviços. Isso porque essa área tem forte tráfego, e a área será isolada durante toda a execução dos trabalhos. Esse serviço “preliminar” também vai remover algumas árvores e raízes ao longo do canal.

A descrição da frente da obra também cita demolir os trechos danificados do gabião, que serão retirados “de modo que não danifiquem os trechos que estão em bom estado”.

APP terá de ser recuperada na Praça (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
APP terá de ser recuperada na Praça (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Mulher caminha no interior da Praça das Águas (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Mulher caminha no interior da Praça das Águas (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A empresa também vai desviar o curso do Prosa com uso de ensecadeira, uma barragem com sacos de areia para a contenção temporária de superfícies abaixo do nível da água, em oposição às águas superficiais ou subterrâneas. Depois que o fundo for preparado, pedra rachão será colocada como base.

Na Praça – Essa Praça em frente ao Shopping Campo Grande tem aproximadamente 58 metros quadrados e desses, 33 metros quadrados são APP do Córrego. Dessa forma, 4,4 metros quadrados de vegetação terão que ser recuperados, e, ainda, 1.100 mudas de árvore, plantadas. O projeto de recuperação da área degradada ainda prevê combate à formigas e cupins e cercas para delimitar a divisa da mata ciliar e da área urbana.

Nos siga no Google Notícias