ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prefeitura abre licitação para comprar 70 mil lâmpadas por até R$ 69,5 milhões

Luminárias devem ter sistema que permite controlar a intensidade da luz

Por Jones Mário | 26/03/2020 11:31
Município diz que 40 mil lâmpadas de LED já compõem a iluminação pública (Foto: Divulgação/PMCG)
Município diz que 40 mil lâmpadas de LED já compõem a iluminação pública (Foto: Divulgação/PMCG)

A prefeitura de Campo Grande abriu licitação para comprar até 70 mil lâmpadas de led, a fim de modernizar o sistema de iluminação pública nas ruas, praças e avenidas. Conforme edital, o município pode investir até R$ 69,5 milhões nos equipamentos.

Em documentação anexa à licitação, solicitada pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), a compra se justifica pela redução do consumo de energia elétrica e maior eficiência da iluminação pública.

As unidades licitadas devem funcionar em sistema de telegestão, que permite o controle da intensidade da luz. Assim, o brilho das lâmpadas pode ter força reduzida em horários com maior luminosidade natural, o que, segundo a prefeitura, vai resultar em mais economia aos cofres públicos.

O município estima redução de até 50% nos gastos com iluminação pública após a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED. Com o sistema de telegestão, a Sisep prevê ampliar essa economia para 60%.

As 70 mil lâmpadas poderão ser compradas durante 12 meses. Os materiais devem ser entregues de forma fracionada, conforme a necessidade da Sisep.

A compra foi separada por lotes, com previsão de adquirir 30 mil luminárias de potência máxima de 100 W; 30 mil de até 150 W; e 10 mil luminárias com potência máxima de 200 W.

A licitação será realizada na modalidade pregão eletrônico, com sessão de disputa de preços marcadas para o próximo dia 8 de abril.

Conforme já divulgou a prefeitura, Campo Grande tinha 4 mil lâmpadas de LED instaladas entre as 110 mil luminárias da cidade. Hoje, o número já chega a 40 mil, distribuídas em 100 regiões, saídas e principais vias de acesso a bairros.