ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura afirma que Centro Pediátrico funcionará até fim de reestruturação

Priscilla Peres | 09/10/2015 12:30
Centro de Pediatria funciona há um ano na avenida Afonso Pena. (Foto: Gerson Walber)
Centro de Pediatria funciona há um ano na avenida Afonso Pena. (Foto: Gerson Walber)

O Cempe (Centro Pediátrico Municipal) não irá fechar às portas nesta sexta-feira (9), como informado ontem pelos funcionários. Às 15h, o prefeito Alcides Bernal (PP) fará uma reunião com sua equipe para informar sobre a reestruturação pela qual vai passar a área de pediatria da saúde de Campo Grande.

De acordo com a prefeitura, o setor de assistência a pediatria vai passar por uma reestruturação geral nos próximos meses e ao fim do prazo, será decidido se o Cempe passará por mudanças, se continuará funcionando normalmente ou se fechará. Até lá, o atendimento está mantido.

O processo de reestruturação deve durar entre 60 e 90 dias. Mais do que reavaliar o atendimento daq pediatria, as mudanças no atendimento da saúde vão passar por todas as áreas, desde a rede básica ate a urgência nos próximos meses. Na próxima semana, o prefeito deve anunciar a reestruturação de outras áreas da saúde.

Inaugurado em outubro de 2014 pelo então prefeito Gilmar Olarte (PP), o Centro Pediátrico Municipal centralizou, literalmente, o atendimento de pediatria na Capital. A ação gera muita polêmica desde então, principalmente porque desrespeita os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que preconiza a descentralização dos serviços de saúde, levando o atendimento aos bairros das cidades, para facilitar o acesso das pessoas mais necessitadas.

Seguindo esses critérios, o Conselho Municipal de Saúde não deu autorização para o funcionamento do local. Com isso, o Ministério da Saúde não aportou investimento na manutenção do Cempe, ficando toda a despesa por conta do município. Conforme o secretário de Governo Paulo Pedra, cerca de R$ 3 a R$ 3,5 milhões mensais.

Nos siga no Google Notícias