A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

22/01/2014 10:01

Prefeitura atrasa entrega do IPTU de 20 mil e culpa contribuintes

Leonardo Rocha
20 mil contribuintes não receberam carnês do IPTU, por falta de atualização de endereço da prefeitura (Foto: Arquivo)20 mil contribuintes não receberam carnês do IPTU, por falta de atualização de endereço da prefeitura (Foto: Arquivo)

Cerca de 20 mil contribuintes da Capital não receberam os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2014. De acordo com o secretário de Receita, Disney de Souza, a responsabilidade é dos contribuintes, que não atualizaram o endereço. Ele prometeu uma ação da prefeitura para que este “retorno” de carnês não ocorra no ano que vem.

“Iremos fazer a atualização de cadastro necessária para que não volte a acontecer em 2015, o retorno destes carnes se deve a mudanças e alterações de endereços que não foram computadas pelo executivo”, explicou o secretário.

Disney explicou que os contribuintes que não receberam o carnê devem acessar o site da prefeitura e imprimir a segunda via, ou ligar para o telefone 156, para ter uma orientação sobre o assunto.

Também está à disposição a Central do IPTU, localizada no auditório da prefeitura, na rua Arthur Jorge, na área central da cidade.

“Não haverá transtornos, todos poderão ter acesso ao seu carnê e iremos trabalhar para que em 2015 a média de retorno (carnês) seja bem menor”, garantiu o secretário.

Foram impressos 346.476 carnês de IPTU, sendo 242.562 de origem predial e 103.914 territorial. A prefeitura informou que o prazo para entrega nas residências da Capital seria até o dia 21 de janeiro.

Reunião – O secretário de Receita, Disney de Souza, também comentou sobre a reunião que pretende realizar com os vereadores Otávio Trad (PT do B) e Edil Albuquerque (PMDB), para tentar justificar o aumento no valor do IPTU acima dos 5,93% previsto em decreto. Em alguns casos, o reajuste chega a 400%. 

“A reunião está prevista para amanhã (23), ainda não foi confirmado local e horário, iremos demonstrar aos vereadores que não houve irregularidade ou ato ilegal no reajuste do IPTU deste ano”, afirmou ele.

Disney alega que o reajuste acima da inflação foi para apenas 2% dos contribuintes e se trata de uma correção do valor venal do imóvel, já que houve modificações e alterações nas residências.

Entretanto, foram registrados vários casos em que os contribuintes não fizeram nenhuma alteração na casa e mesmo assim receberam carnês com até 35% de reajuste. Outros se queixaram de aumento de 128%.

Ação – Otávio Trad e Edil pretendem entrar na justiça contra o reajuste “abusivo” do IPTU, já que não há base legal, nem atualização cadastral que permite o reajuste acima da inflação, pois este foi feito através de decreto pelo prefeito Alcides Bernal (PP).

Otávio explica que este reajuste que chegou a 400%, em alguns casos, está lesando a população de Campo Grande. Para o vereador, a prefeitura terá que provar que foi feita uma atualização de cadastro, já que segundo o vereador Edil Albuquerque, que era vice-prefeito até 2012, última atualização ocorreu em 2011.

Eles estão sendo orientado pelo advogado tributarista Wladimir Rossi Lourenço, que já declarou que o reajuste foi inconstitucional, pois não houve lei aprovada pelos vereadores.



A Prefeitura não faz o serviço de la direito e nós é que pagamos o "pato",
Fui pegar meu imposto na Sexta feira passada,e já tinha vencido a primeira parcela dia 27/01/p.p.a fila do banco do brasil estava kilométrica,sou deficiente fisica e não pude esperar,vou tentar pagar em outro bb.
Mina casa esta construida na VIELA SÃO JORGE ,40,pois no meu imposto só vem "LOCAL DO IMÓVEL RUA SALGADOS 40,,sendo que os homens e mulheres com jaleco escrito PROGUARU,este ve em todas as casas aqui nesta viéla, entraram em nossos quintais MEDIRAM, e continua vindo no carnê o endereço errado, que organização é essa da PMG,eu não consigo entender,pois se um dia der problema, o erro não é meu e sim da má organização da PMG, e outra coisa,nós somos muito mal atendidos pelos funcionários do Facil do Bom Clima.
 
Maria Aparecida de Araujo em 03/02/2014 13:22:25
É verdade ! A culpa é dos contribuintes, que votaram e colocaram esses incompetentes pra administrar nossa cidade !
 
Marcos Figueiredo em 22/01/2014 21:51:30
Peço desculpas sr. maximiliano nahas , mas o que me fez postar a minha opinião
foi a forma em que o sr. se referiu aos funcionários da prefeitura.
 
Elisiar Vilmar em 22/01/2014 20:23:46
MAS EU ACHO QUE NÃO E SÓ O IPTU QUE ESTA CHEGANDO ATRASADO, TEM MUITOS BOLETOS CHEGANDO ATRASADOS, ACHO QUE E CULPA DOS CORREIOS,ONTEM MESMO RECEBI UM BOLETO COM VENCIMENTO QUE ERA PRO DIA 10, MAS COMO EU SEI QUE TO DEVENDO NÃO ESPEREI CHEGAR FUI LA E PAGUEI!!! E NÃO E PRIMEIRA VEZ ISSO NÃO, FIQUEM ATENTO COM OS CORREIOS.
 
RENATA SANTOS em 22/01/2014 15:24:07
Aqui não chegou carnê de IPTU. E tenho certeza que não precisa ser atualizado o endereço de casa..
 
Roberto Munhoz em 22/01/2014 15:19:36
ah não vamos esquecer de na próxima eleição eliminar de vez essa quadrilha de vereadores e esse prefeito que enganou o povo!!!!!!
 
Andre Diogo em 22/01/2014 13:22:42
ELISIAR ME DESCULPA MAS OS PROPRIETARIOS DOS IMOVEIS PODEM OPTAR POR RECEBER TODOS EM UM SÓ ENDEREÇO NO CASO DE PESSOAS QUE TEM IMOVEIS QUE ALUGAM, MAS MESMO QUE VÁ PARA O ENDEREÇO DO IMOVEL ALUGADO O INQUILINO DEVE ENTREGAR A CORRESPONDENCIA REFERENTE AO PROPRIETARIO, ISSO NÃO É DESCULPA PARA FALAR QUE A CULPA É DO CONTRIBUINTE.
 
maximiliano nahas em 22/01/2014 12:21:25
Atualizar o endereço de correspondência, tipo, o endereço de quem
vai receber o carnê de iptu e não o endereço do imóvel. (cada comentario que se escreve .....)
 
Elisiar Vilmar em 22/01/2014 11:19:35
Mas é brincadeira? Atualizar endereço? Voces não sabem nem de que imóvel estão cobrando o IPTU? Porque se souberem, sabem o endereço, oras, precisamos de pessoas inteligentes na prefeitura, se não dá pra trocar o prefeito, troquem quem está em volta.
 
maximiliano nahas em 22/01/2014 10:55:42
A culpa é sempre do contribuinte... Paguei IPTU à vista ano passado e em dezembro recebi notificação de que estava inadimplente. Como o imóvel estava no nome de outra pessoa, fui à Central do Cidadão passar pro meu nome, pois achava que o cartório faria isso automaticamente com a prefeitura, já que a CEF exige a averbação para o financiamento. Ainda assim, meu carnê chegou ontem no meu endereço antigo. E sem desconto. A atendente do 154 disse que eu tenho de levar o comprovante de pagamento do IPTU do ano passado lá. Engraçado: eu tenho de provar que paguei para ter direito ao desconto esse ano... Enfim, essa gestão municipal é que está correta... Errado somos nós...
 
Fabio Pellegrini em 22/01/2014 10:50:18
E o Bernal ? ah ele aumentou muito nosso IPTU, parou as obras na cidade, e que mais vão fazer, deixa o homem trabalhar.... meu Deus.
 
Fernando Vilas Boas em 22/01/2014 10:41:24
A prefeitura não entregou meu IPTU. Nos anos anteriores recebi normalmente meu carnê, não tive alteração de endereço e a culpa ainda é minha. Espero não ter surpresa desagradável, pois não houve modificação em meu imóvel. Afe, como é difícil ser cidadão!
 
marta hoffmann em 22/01/2014 10:41:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions