ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura atrasa entrega do IPTU de 20 mil e culpa contribuintes

Leonardo Rocha | 22/01/2014 10:01
20 mil contribuintes não receberam carnês do IPTU, por falta de atualização de endereço da prefeitura (Foto: Arquivo)
20 mil contribuintes não receberam carnês do IPTU, por falta de atualização de endereço da prefeitura (Foto: Arquivo)

Cerca de 20 mil contribuintes da Capital não receberam os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2014. De acordo com o secretário de Receita, Disney de Souza, a responsabilidade é dos contribuintes, que não atualizaram o endereço. Ele prometeu uma ação da prefeitura para que este “retorno” de carnês não ocorra no ano que vem.

“Iremos fazer a atualização de cadastro necessária para que não volte a acontecer em 2015, o retorno destes carnes se deve a mudanças e alterações de endereços que não foram computadas pelo executivo”, explicou o secretário.

Disney explicou que os contribuintes que não receberam o carnê devem acessar o site da prefeitura e imprimir a segunda via, ou ligar para o telefone 156, para ter uma orientação sobre o assunto.

Também está à disposição a Central do IPTU, localizada no auditório da prefeitura, na rua Arthur Jorge, na área central da cidade.

“Não haverá transtornos, todos poderão ter acesso ao seu carnê e iremos trabalhar para que em 2015 a média de retorno (carnês) seja bem menor”, garantiu o secretário.

Foram impressos 346.476 carnês de IPTU, sendo 242.562 de origem predial e 103.914 territorial. A prefeitura informou que o prazo para entrega nas residências da Capital seria até o dia 21 de janeiro.

Reunião – O secretário de Receita, Disney de Souza, também comentou sobre a reunião que pretende realizar com os vereadores Otávio Trad (PT do B) e Edil Albuquerque (PMDB), para tentar justificar o aumento no valor do IPTU acima dos 5,93% previsto em decreto. Em alguns casos, o reajuste chega a 400%.

“A reunião está prevista para amanhã (23), ainda não foi confirmado local e horário, iremos demonstrar aos vereadores que não houve irregularidade ou ato ilegal no reajuste do IPTU deste ano”, afirmou ele.

Disney alega que o reajuste acima da inflação foi para apenas 2% dos contribuintes e se trata de uma correção do valor venal do imóvel, já que houve modificações e alterações nas residências.

Entretanto, foram registrados vários casos em que os contribuintes não fizeram nenhuma alteração na casa e mesmo assim receberam carnês com até 35% de reajuste. Outros se queixaram de aumento de 128%.

Ação – Otávio Trad e Edil pretendem entrar na justiça contra o reajuste “abusivo” do IPTU, já que não há base legal, nem atualização cadastral que permite o reajuste acima da inflação, pois este foi feito através de decreto pelo prefeito Alcides Bernal (PP).

Otávio explica que este reajuste que chegou a 400%, em alguns casos, está lesando a população de Campo Grande. Para o vereador, a prefeitura terá que provar que foi feita uma atualização de cadastro, já que segundo o vereador Edil Albuquerque, que era vice-prefeito até 2012, última atualização ocorreu em 2011.

Eles estão sendo orientado pelo advogado tributarista Wladimir Rossi Lourenço, que já declarou que o reajuste foi inconstitucional, pois não houve lei aprovada pelos vereadores.

Nos siga no Google Notícias