ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura contabiliza aumento de 52% de atendimentos na Clínica da Família

De julho até o final de agosto, a unidade passou pelo processo de adequação denominado “projeto piloto”

Silvia Frias | 25/02/2019 13:14
Unidade foi inaugurada em agosto de 2018, a primeira no modelo (Foto/Divulgação)
Unidade foi inaugurada em agosto de 2018, a primeira no modelo (Foto/Divulgação)

A Clínica da Família de Campo Grande, no bairro Nova Lima, aumentou em 52% o número de atendimentos, desde a inauguração em agosto de 2018, segundo dados da prefeitura da Capital. O total passou de 12.687 para 19.292 no período. O índice de consultas foi elevado em 30%, passando de 3.573 para 4.623.

A clínica foi a primeira no modelo inaugurada na Capital, em agosto de 2018, sendo considerada modelo de referência para a Opas (Organização Panamericana de Saúde), ligada à OMS (Organização Mundial de Saúde).

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) adotou parâmetro de comparação os meses de março a junho (que antecedeu a efetivação da certificação) e de setembro a dezembro (meses posteriores à implantação). De julho até o final de agosto, a unidade passou pelo processo de adequação denominado “projeto piloto”.

Segundo dados da Coordenadoria de Atenção Básica da Sesau, a partir da certificação da unidade, houve um aumento significativo nos atendimentos médicos, de enfermagem, na dispensação de medicamentos na farmácia da unidade e de outros serviços ofertados.

De acordo com a prefeitura, as consultas prévias com enfermeiros passaram de 755 para 4,4 mil atendimentos. Essa avaliação consiste em identificar problemas de saúde e avaliar gravidade para a triagem.

A unidade abrange os bairros Campo Verde e Nova Lima, com cobertura de 10 mil pessoas na região. No local, de acordo com a prefeitura, trabalham três equipes de Saúde da Família, composta por 47 profissionais: 3 médicos, 3 enfermeiros, 3 odontólogos, 1 farmacêutico, 1 assistente social, 1 gerente, 3 auxiliares em saúde bucal, 6 técnicos de enfermagem, 4 assistentes administrativos, 17 agentes comunitários de saúde e 5 agentes de saúde pública.

Nos siga no Google Notícias