A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

22/06/2018 18:50

Prefeitura inicia na segunda-feira vacinação de 200 mil animais contra a raiva

Meta é atingir 80% da população de cães e gatos da cidade; equipes do CCZ vão percorrer a cidade, mas proprietários podem ir ao Centro pedir a imunização

Humberto Marques

Começa na segunda-feira (25) a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, com a meta de imunizar 80% da população animal de Campo Grande, estimada em 160 mil cães e 40 mil gatos. As doses, aplicadas por agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) são gratuitas. A cerimônia de abertura da ação acontece na sede do órgão, às 9h.

A campanha é a principal ação que visa a manter o controle da raiva em Campo Grande. A doença é fatal para animais e também representa risco para os seres humanos –o tratamento é difícil. O vírus é transmitido para seres humanos pela mordida, lambida ou ferimentos causados por animais infectados –o simples contato com a pele do animal não traz riscos.

A vacinação será oferecida de casa em casa, sendo importante que os proprietários de animais recebam em suas casas servidores do CCZ, que devem estar identificados com crachá e uniforme. A vacina é destinada a cães e felinos com mais de três meses de idade, incluindo cadelas e gatas prenhas ou em lactação.

Donos de animais indicados para vacinação também podem levá-los até o CCZ de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, quando a abertura ocorre uma hora mais cedo. O centro funciona na avenida Filinto Muller, 1.601, Vila Ipiranga.

50 anos – O último caso de raiva em humanos registrado em Campo Grande ocorreu em 1968. Em cães e gatos, houve um registro em 1988 e, 23 anos depois, em 2011, constatou-se um caso isolado de raiva canina, no qual o animal adquiriu a doença após contato com um morcego portador do vírus.

Desde 2001 o CCZ ampliou a vigilância de morcegos. Até 2017, foram identificados 50 animais não hematófagos (que não se alimentam de sangue) diagnosticados com a doença.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions