ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Prefeitura vai usar software para monitorar caçambas de entulhos

Novidade vai ser implantada em setembro, para evitar abusos, segundo anunciou a prefeitura

Kleber Clajus | 31/08/2018 17:47
Uso de caçambas tem regras específicas e prefeitura vai usar sistema para evitar abusos. (Foto: Arquivo)
Uso de caçambas tem regras específicas e prefeitura vai usar sistema para evitar abusos. (Foto: Arquivo)

A Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) vai monitorar, a partir de setembro, todas as caçambas utilizadas para descarte de entulhos da construção civil em Campo Grande. O trabalho vai ser feito com o uso de software, que registrarás os dados de origem dos resíduos, a localização das estruturas para evitar problemas de trânsito, além de ajudar a verificar se o descarte foi apropriado.

Para o titular da secretaria, Luiz Eduardo Costa, "ficará difícil ser clandestino". Isso porque o uso da tecnologia possibilitará identificar e acompanhar todo o caminho do entulho até o seu envio aos aterros credenciados para dar-lhes o devido fim. "Hoje temos 5 mil caçambas".

Esse modelo de monitoramento, conforme o secretário, foi implementado em pelos menos 20 municípios brasileiros. Na prática, o emissor de resíduos terá seus dados incluídos em um formulário eletrônico e a caçamba passará por fiscalização do órgão de trânsito que vai verificar sua regularidade e disposição para não atrapalhe o tráfego de veículos e pedestres.

Todo o processo será finalizado quando da chegada e entrega do material no aterro de entulhos. As empresas licenciadas para recebimento dos itens, inclusive, possibilitaram a aquisição da tecnologia por meio de um termo de cooperação com a prefeitura da Capital.

Nos siga no Google Notícias