ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Professores pedem na Justiça publicação de salário de todos servidores

Aline dos Santos | 02/07/2015 15:45
Em greve, professores tiveram salários divulgados. (Foto: Marcos Ermínio)
Em greve, professores tiveram salários divulgados. (Foto: Marcos Ermínio)

A ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) acionou a Justiça para que a prefeitura divulgue a remuneração de todos os servidores. No mandado de segurança coletivo, o sindicato pede que a relação seja publicada em 48 horas.

De acordo com o processo, a prefeitura divulgou a lista nominal de salários das categorias em greve: professores e enfermeiros. Portanto, teria exercido “meia” transparência.

“O sítio eletrônico do município dirigido pela autoridade impetrada trazia até 23 de junho de 2015 apenas a tabela de remuneração dos servidores municipais, sem trazer a remuneração de cada servidor. Em face da greve dos professores a autoridade impetrada resolveu, ilegalmente, adotar a transparência seletiva e oportunista”, diz a ação. O magistério faz greve desde 25 de maio.

O pedido é para que seja divulgada a folha de pagamento de todos os servidores, incluindo cargos comissionados, chefias, diretores de escolas, assessorias, agentes políticos, procuradores municipais e auditores fiscais.

O processo tramita na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande. Ainda não houve decisão sobre o pedido.

No último dia 24 de junho, a administração municipal informou que vai disponibilizar no portal da transparência a remuneração dos 17.800 servidores. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os dados são divulgados conforme a liberação das listagens pela Semad (Secretaria Municipal de Administração).

Já estão disponíveis as listas nominais com remunerações para agentes de saúde, agentes de endemias, guardas municipais, professores e enfermeiros.

Legal - O STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que o cidadão que decide ingressar no serviço público adere ao regime jurídico próprio da Administração Púbica, que prevê a publicidade de todas as informações de interesse da coletividade, dentre elas a remuneração dos seus servidores.

Desta forma, o cargo e função titularizados pelo servidor público e sua remuneração são informações de interesse geral, tendo em vista se tratar de agente público.

Nos siga no Google Notícias