ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Professores rejeitam proposta de Bernal e decidem se vão fazer greve

Viviane Oliveira e Mariana Lopes | 07/05/2013 10:24
Assembleia discute como pressionar prefeito da Capital (Foto: Vanderlei Aparecido)
Assembleia discute como pressionar prefeito da Capital (Foto: Vanderlei Aparecido)

Pela segunda vez, os professores da rede pública municipal de ensino rejeitaram, em assembleia nesta terça-feira (7), o reajuste de 8% proposto pelo prefeito Alcides Bernal (PP). Ainda nesta manhã, a categoria vota uma contra proposta para encaminhar ao município e se entra em greve.

De acordo com a vice-presidente da ACP (Sindicato campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geruza Ferreira Saraiva, o prefeito justificou que não tem orçamento para aprovar o reajuste de 31,61%. “Nós podemos aceitar até o parcelamento, mas queremos esse reajuste para 2013”, afirma.

Cerca de mil professores acompanham a assembleia na ACP, que está lotada. Um faixa da rua 7 de Setembro teve que ser interditada porque um multidão ocupa a frente do prédio.

Ontem (6), Bernal rejeitou a proposta de antecipar o piso nacional do magistério para 20 horas neste ano e manteve o reajuste de 8% nos salários dos professores. É um dos menores índices, já que a maior parte do funcionalismo público receberá reajuste de 18%.

A rede municipal de ensino conta com cerca de 5,5 mil profissionais. A proposta inicial do sindicato foi de 31%, índice necessário para que os professores da Capital passassem a ganhar conforme o piso. O prefeito fez um apelo para a a diretoria do sindicato para que a categoria não entre em greve.

Nesta terça-feira a paralisação na rede municipal é parcial. Na Escola Municipal Arlindo de Andrade Gomes, no Jardim dos Estados, as aulas acontecem normalmente. Já na Escola Geraldo Castelo, no bairro Monte Líbano, as aulas foram suspensas por causa da assembleia.

Nos siga no Google Notícias