ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Bernal mantém reajuste de 8% e descarta antecipar piso para este ano

Edivaldo Bitencourt e Helton Verão | 06/05/2013 18:02
Bernal rejeita e presidente da ACP (com a mão na cabeça) não gostou (Foto: Marcos Ermínio)
Bernal rejeita e presidente da ACP (com a mão na cabeça) não gostou (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), rejeitou a proposta de antecipar o piso nacional do magistério para 20 horas neste ano e manteve o reajuste de 8% nos salários dos professores neste ano. Em reunião com a diretoria da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), ele só aceitou antecipar o prazo em seis meses, de outubro para maio de 2015.

A nova proposta desagradou os professores, que fazem assembleia geral amanhã para avaliar se aceitam ou rejeitam o calendário de reajuste proposto por Bernal.

“Não contempla o que queríamos”, admitiu o presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves. A categoria quer reajuste de 31% neste ano, de R$ 1.192 para R$ 1.567 para jornada de 20 horas e com nível médio.

Bernal propôs reajuste de 8% neste ano aos 5,5 mil professores da rede pública da Capital. É um dos menores índices, já que a maior parte do funcionalismo público receberá reajuste de 18%.

Os professores rejeitaram a proposta em assembleia geral na semana passada. A categoria apresentou a contra proposta do reajuste ser concedido em três etapas: maio, outubro e dezembro deste ano.

Bernal manteve o cronograma inicial, de reajuste de 8% em maio deste ano; 5,4% em maio e mais 5,4% em maio de 2014; e o restante em maio de 2015. Inicialmente, o último índice seria de dividido em duas parcelas, de 3,6% em maio e mais 3,6% em outubro de 2015.

Temendo uma greve do magistério, o prefeito já fez um apelo para a categoria pensar nas crianças. Ele disse que os professores não podem parar as atividades para não prejudicar a educação.

Nos siga no Google Notícias