ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Quem pode se vacinar contra covid-19 e onde? Tire dúvidas

Com poucas doses, município não tem como aplicar um calendário prolongado e definitivo de imunização

Lucia Morel | 10/02/2021 17:14
Idosa sendo vacinada em drive-thru no Parque Ayrton Senna. (Foto: Paulo Francis)
Idosa sendo vacinada em drive-thru no Parque Ayrton Senna. (Foto: Paulo Francis)

A vacinação contra covid-19 em Campo Grande tem calendário estabelecido até 13 de fevereiro. Depois disso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ainda vai determinar qual o público a ser contemplado e em qual ordem.

Uma das maiores dificuldades em se traçar um calendário definitivo é decorrente da produção em baixa escala das vacinas disponíveis no Brasil para serem aplicadas. Estados e municípios dependem de envio do Ministério da Saúde, que por sua vez, encaminha os imunizantes para todo Brasil conforme são produzidos ou chegam ao País.

Apenas duas vacinas estão sendo usadas: a Coronavac, da farmacêutica chinesa Sinovac. O Instituto Butantan, em São Paulo, já tem os direitos de produção e tem fabricado o medicamento, mas ainda em doses insuficientes para suprir o País.

Já a outra, Oxford/AstraZeneca, está em vias de começar a ser produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), cujos insumos chegaram ao Brasil no último sábado, dia 6. A fabricação original do imunizante é da farmacêutica britânica AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford, também na Inglaterra.

Já definido – há dúvidas constantes sobre a população que já pode ser imunizada e a localização de onde se pode ser vacinado. Recentemente, a prefeitura alterou o calendário oficialmente previsto e também ampliou as localidades passíveis de aplicarem as doses.

Arte: Thiago Mendes
Arte: Thiago Mendes

Pelas novas datas, até o próximo dia 13 de fevereiro está certo que quem tem a partir de 80 anos será imunizado. A partir disso, as idades ainda serão definidas. Hoje, quarta-feira, por exemplo, estão sendo vacinados quem tem entre 84 e 85 anos. Já amanhã, quem tem entre 82 e 83.

Os idosos com 80 e 81 anos podem ser vacinados dia 12 e no dia 13, todas as pessoas entre 80 e 89. A tentativa da prefeitura nesse dia é fazer uma “repescagem”, ou seja, conseguir vacinar todo o público dessa faixa etária que ainda não tenha sido imunizados.

Locais – a quantidade de postos de saúde - somente Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família - que passaram a aplicar a vacina subiu de 18 para 55, mas somente à tarde. Há ainda o drive-thru, localizado no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho.

Lá, como o atendimento é mais rápido, a pessoa que for vacinar precisa ter se cadastrado anteriormente pelo site, clicando aqui.

Segundo a Sesau, no parque, o atendimento é de segunda a sábado, de 7h30 às 17h30. Já nas unidades de saúde, é das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Confira abaixo o nome e endereço dos postos onde a vacina estará sendo aplicada. Clique aqui e acesse o site em que a prefeitura informa o calendário de vacinação na Capital.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias