A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

21/09/2016 13:29

Remédio simples e essencial, dipirona está em falta nos postos de saúde

Amanda Bogo
Remédio antitérmico e analgésico é um dos mais populares (Foto: Alcides Neto)Remédio antitérmico e analgésico é um dos mais populares (Foto: Alcides Neto)

A dipirona, um dos medicamentos mais populares entre médicos e pacientes, está em falta na rede pública de saúde em Campo Grande. O remédio de baixo custo e que tem efeito antitérmico e analgésico, não é encontrado há meses nas unidades de saúde.

A equipe do Campo Grande News esteve na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Universitário, onde foi informada por uma funcionária de que o medicamento está em falta há meses e em toda a rede.

Ela não soube informar o motivo do medicamento não estar sendo mais distribuído, mas afirmou que um similar está sendo oferecido no lugar. 

Para Jeferson, não ter dipirona nos postos de saúde é faltar o básico (Foto: Alcides Neto)Para Jeferson, não ter dipirona nos postos de saúde é faltar o básico (Foto: Alcides Neto)

O soldador Jeferson de Souza Araujo, 26, considera falta de respeito o medicamento não estar sendo oferecido. "É uma irresponsabilidade, um medicamento barato, simples. Para qualquer tipo de coisa, eles só receitam dipirona, agora falta o básico", opinou.

Ele conta que esteve na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário na semana passada e foi informado de que não havia o medicamento. A equipe de reportagem foi até o local, onde recebeu a mesma resposta dada pela funcionária da UBS.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio de sua assessoria, foi procurada para comentar a situação, porém até o fechamento desta matéria não obtivemos contato. 

Vendas - O medicamento tem baixo custo no mercado e é facilmente adquirido em drogarias e até mesmo em supermercados. 

Conforme o proprietário de uma farmácia no bairro Rita Vieira, Emerson Barros de Andrade, houve um aumento de 30% a 40% das vendas de dipirona. "Quando falta algo nos postos, reflete aqui nas vendas. Nos últimos quinze dias houve um aumento significativo nas vendas", explicou. 

De acordo com Emerson, o preço da dipirona varia de R$ 1,90 até R$ 5,00, dependendo da marca do medicamento. 

Nas farmácias dos postos de saúde, a dipirona está em falta (Foto: Alcides Neto)Nas farmácias dos postos de saúde, a dipirona está em falta (Foto: Alcides Neto)


E mesmo com esse descaso , que não é a pior coisa que esta acontecendo em nossa cidade com a atual administração da prefeitura , tem um pessoal que ainda vai votar pela a reeleição do prefeito, isso chame-se errar duas vezes, para não falar o verdadeiro ditado popular!!
 
jonas nunes dos santos em 21/09/2016 15:20:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions