A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

09/09/2011 18:55

Rescisão de contrato e nova licitação adiam entrega da Casa do Pantanal para março de 2012

Marco Antonio Brito
Esta é a segunda vez que a entrega é adiada. Não faltam recursos, mas sim uma empresa para concluir a obra. (Foto: João Garrigó)Esta é a segunda vez que a entrega é adiada. Não faltam recursos, mas sim uma empresa para concluir a obra. (Foto: João Garrigó)

Lançada em 2006, pelo então governador Zeca do PT, a Casa do Pantanal, que vem sendo construída no Parque das Nações Indígenas, teve sua entrega adiada mais uma vez.

Prevista inicialmente para ser concluída em março deste ano, a obra acabou atrasando - devido às intempéries - e um novo prazo foi fixado pelos responsáveis. À época, o diretor administrativo da Fundação Manoel de Barros, que responde pelo projeto, professor Marcos Henrique Marques, anunciou a conclusão da Casa para 29 de junho (de 2011). Em entrevista ao Campo Grande News, ele disse que as chuvas prejudicaram os trabalhos. "Não podíamos fazer nada. Mas o contrato foi aditado e estamos dentro da legalidade", garantiu ele.

Passados mais de dois meses desde o último anúncio sobre a obra e do prazo estabelecido, a Casa do Pantanal continua fechada e sem conclusão. Desta vez, porém, segundo Marcos Henrique, o atraso no projeto teve outros motivos, além das mudanças climáticas. "A empresa anteriormente licitada rescindiu o contrato e a licitação para a contratação de uma nova empresa ainda não saiu", diz ele.

Mais 8 meses - Marcos Henrique confirma que "existia uma expectativa de conclusão da obra para 29 de junho", porém, em consequência de "variáveis" a data de conclusão foi prorrogada para 30 de março de 2012. "A partir da data de conclusão é que será agendado o dia da inauguração", ressalta ele.

O diretor administrativo da Fundação Manoel de Barros garante que não faltam recursos para a conclusão do projeto. "O Ministério do Turismo não tem atrasado os repasses. Os recursos são administrados pela Caixa Econômica Federal e não estão sofrendo atrasos", garante Marcos Henrique. Além disto, segundo ele, não houve alteração no aporte financeiro, nem qualquer mudança na proposta inicial do projeto.

Marcos Henrique afirma que a obra não está parada. "A construção da Casa do Pantanal está na fase de finalização", diz ele. O diretor administrativo também descarta que o prédio tenha sofrido qualquer ato de vandalismo ou tenha sido danificado, de alguma forma, após 5 anos de construção. "A obra não foi danificada e não será preciso investir em reforma", ressalta. Quadro diferente do que a reportagem do Campo Grande News encontrou em abril deste ano, quando verificou telhas quebradas, paredes inacabadas e abandono.

O projeto - A Casa do Pantanal deverá reunir espaços para a realização de oficinas científicas, literárias, de artesanato e dança. O projeto, orçado em R$ 684.197,18, foi idealizado por professores da Fundação Manoel de Barros. A estrutura é de uma imponente casa avarandada, típica do Pantanal, com um espelho d’água circundando a construção. A decoração e o mobiliário também obedecerão aos costumes típicos pantaneiros.

Grandes varandas, muitas janelas e um espelho d'água ao redor da Casa, compõem o projeto que está parado. (Foto: João Garrigó)Grandes varandas, muitas janelas e um espelho d'água ao redor da Casa, compõem o projeto que está parado. (Foto: João Garrigó)
Placas em frente à obra já não são mais referência, nem do prazo de conclusão, nem da empresa responsável. (Foto: João Garrigó)Placas em frente à obra já não são mais referência, nem do prazo de conclusão, nem da empresa responsável. (Foto: João Garrigó)
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions