ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Residentes da Santa Casa iniciam produção de máscaras em impressora 3D

São cinco horas de impressão para cada duas armações de viseiras

Adriano Fernandes | 07/04/2020 22:50
Impressora usada na fabricação dos ítens de segurança. (Foto: Divulgação)
Impressora usada na fabricação dos ítens de segurança. (Foto: Divulgação)

Devido ao aumento na procura por máscaras faciais em meio ao surto do novo coronavírus, os residentes em bucomaxilofacial da Santa Casa de Campo Grande estão imprimindo peças para viseiras de proteção hospitalar com a ajuda da tecnologia 3D.

O equipamento, também conhecido como face shield complementa o kit dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) que já são usados pelos profissionais. Diante no aumento da procura pelo ítem de segurança os residentes que atuam no ambulatório do serviço de cirurgia e traumatologia, entraram em contato com docentes da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, que forneceram o passo a passo da técnica já desenvolvida na instituição de ensino.

O processo envolve o carregamento do molde das máscaras no computador com os devidos ajustes de tamanho, temperatura e a escolha do material e, em seguida, os dados são liberados para que a impressora comece a impressão 3D.

Os materiais utilizados são o ácido polilático,  também chamado de bioplástico e o ABS acrilonitrila butadieno estireno, derivado do petróleo e que possui alta resistência e durabilidade. São cinco horas de impressão para cada duas armações de viseiras.

Até então Já foram fabricadas quatro faces shield, mas o objetivo é produzir as peças para toda a equipe da traumatologia bucomaxilofacial e de demais áreas críticas do hospital, como Pronto-socorro e Centro de Terapia Intensiva.

Interessado o filamento plástico necessário para a produção das peças podem entrar em contato com a gerência de captação de recursos da Santa Casa de Campo Grande pelo telefone: 3322-4500/4092.

Confira o vídeo da produção das máscaras.


 

Nos siga no Google Notícias