A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

28/04/2018 08:23

Sala de vacinação contra gripe em praça é aberta com grande procura

Imunização contra gripe é feita também trailer neste feriadão; a Secretaria Municipal de Saúde espera imunizar 197.820 pessoas do grupo de risco em Campo Grande

Aline dos Santos e Geyse Garnes
Sala de vacinação em praça teve grande procura neste sábado. (Foto: Fernando Antunes)Sala de vacinação em praça teve grande procura neste sábado. (Foto: Fernando Antunes)

A campanha de vacinação contra a gripe em trailer na praça Ary Coelho foi aberta neste sábado (dia 28) com grande procura, principalmente dos idosos. Por volta de 7h30, a fila tinha mais de cem pessoas, sendo formada uma fila especial para os maiores de 70 anos. Neste ano, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde ) espera imunizar 197.820 pessoas do grupo de risco da influenza em Campo Grande.

Para Tieko Gunji, 67 anos, a possibilidade de se vacinar na praça trouxe comodidade. Ela estava acompanhada do esposo de 78 anos. “É perto do nosso trabalho. Vamos vacinar e depois trabalhar”, diz Tieko.

Como a campanha na rede pública de saúde de Campo Grande começou na terça-feira (dia 24), Luiza Rodrigues de Oliveira, 60 anos, conta que até já tentou se imunizar durante a semana, mas desistiu diante do posto de saúde cheio e uma fila desorganizada. Hoje, chegou à praça às 6h30. “Como é ao ar livre, acho melhor esperar aqui. É bom se vacinar e se prevenir”, diz.

Edson Júnior levou o filho Heitor, de sete meses, para tomar a primeira vacina contra a gripe. “Viajo bastante e minha esposa trabalha durante a semana”, diz.

Para os maiores de 40 anos, também é oferecido exame gratuito de hepatite C. O posto de imunização na praça Ary Coelho vai funcionar de segunda a sábado (exceto domingo) até o dia 18 de maio. O horário de atendimento vai das 7h15 às 16h45, inclusive no feriado de terça-feira (Dia do Trabalho).

“Estamos abrindo mais este ‘posto’ de vacinação e nos preparando para o Dia D de Vacinação, que acontece em 12 de maio. As equipes escaladas para atender neste local está preparada para imunizar mais de 1 mil pessoas por dia”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros, em entrevista ao site da prefeitura.

A vacina gratuita contra a gripe é destinada aos grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, indígenas.


Além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes que cumprem medidas socioeducativa, presos, funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

Tieko e o esposo foram se vacinar antes de seguir para trabalho. (Foto: Fernando Antunes)Tieko e o esposo foram se vacinar antes de seguir para trabalho. (Foto: Fernando Antunes)
Edson levou o filho Heitor, de sete meses, para tomar primeira vacina contra a gripe. (Foto: Fernando Antunes)Edson levou o filho Heitor, de sete meses, para tomar primeira vacina contra a gripe. (Foto: Fernando Antunes)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions