ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Salto de 105% na taxa de positivos é rastro de maior circulação de coronavírus

Hoje, a cada 100 examinados em Campo Grande pelo menos 12 estão infectados

Jones Mário | 27/06/2020 07:30
Fileira de testes rápidos realizados para detectar a covid-19. (Foto: Kisie Ainoã)
Fileira de testes rápidos realizados para detectar a covid-19. (Foto: Kisie Ainoã)

Em quatro semanas, o percentual de casos confirmados sobre o total de notificações de novo coronavírus saltou 105,5% em Campo Grande, segundo dados epidemiológicos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). O crescimento é uma pista clara de que o novo coronavírus já circula bem mais à vontade na Capital.

No dia 28 de maio, uma quinta-feira, Campo Grande tinha 269 infectados confirmados entre 4.529 notificados. Na ocasião, a cada 100 pessoas testadas, 5 eram diagnosticadas com covid-19.

No dia 25 de junho, última quinta-feira, o total de contaminados no município era de 1.565 em universo de 12.832 notificações. Os números ilustram que, hoje, a cada 100 examinados, pelo menos 12 estão infectados.

A médica infectologista Mariana Croda, que atua na SES (Secretaria de Estado de Saúde), confirma que o aumento na taxa de positivos indica circulação maior do Sars-Cov-2.

“Temos alertado diuturnamente sobre esse avanço [do vírus] na cidade de Campo Grande para que as medidas sejam retomadas. Vemos um relaxamento muito grande das precauções não farmacológicas, que é o isolamento social”, comenta.

Em média, a taxa de isolamento da Capital nesta semana foi de 36%, conforme dados da startup InLoco.

O índice bateu 33% na semana passada, dia 19, uma sexta-feira - pior resultado para Campo Grande desde os 32% do dia 17 de março, quando eram tomadas as primeiras medidas de enfrentamento à pandemia.

De domingo (21) até quinta (25), painel da SES aponta para 421 casos confirmados na Capital. A semana deve fechar com saldo superior aos 483 registrados na anterior, entre 14 e 20 de junho.

“Essa curva tem que andar junto. Aumentam os casos, aumenta o isolamento. E essa curva tem andado dissociada”, analisa Mariana.

Polo de testagem montado no no Parque Ayrton Senna. (Foto: Paulo Francis)
Polo de testagem montado no no Parque Ayrton Senna. (Foto: Paulo Francis)

Aero Rancho - A procura por atendimento no polo para casos suspeitos de novo coronavírus, no Parque Ayrton Senna, ajuda a ilustrar o cenário de maior prevalência da doença. Praticamente dois terços (63,6%) do total de atendimentos feitos no local, 3.556, foram realizados entre os dias 1º e 22 de junho (2.262).

Nos 31 dias de maio, o polo do Ayrton Senna acumulou 877 atendimentos. Os números foram fornecidos pela Sesau. A pasta aponta ainda para 1.470 testes rápidos (que rastreiam anticorpos da doença em pacientes infectados há pelo menos 8 dias) e 1.270 exames RT-PCR (padrão ouro, com coleta pelo nariz e diagnóstico mais certeiro) feitos no núcleo.

Nos siga no Google Notícias