Santa Casa admite falta de lençol e justifica: "Devido à alta demanda"
Hospital enviou nota em resposta à reclamação feita ao Campo Grande News pelo Direto das Ruas
A Santa Casa de Campo Grande admitiu que o estoque de enxovais está em baixa no hospital e diz que situação é devido à alta demanda de pacientes. A resposta veio após a denúncia feita pela cerimonialista a Elma Kátia dos Reis, de 52 anos, ao Campo Grande News no domingo (6).
Elma acompanha o pai, João Manoel dos Reis, de 86 anos, que está internado no local desde quarta-feira (2) e pelo Direto das Ruas, ela afirmou que na mesma enfermaria onde o idoso está, um homem de 36 anos chegou a ficar defecado por mais de 40 minutos.
Questionado pela reportagem, nesta segunda-feira (7), o hospital enviou uma nota admitindo a falta de enxovais para atender os pacientes, mas afirmou que há fraldas disponíveis na unidade hospitalar que são entregues uma por vez, sempre que houver necessidade.
“Esta medida é para controle de dispensação do produto. Especificamente sobre o caso, a acompanhante registrou sua reclamação em um dos canais internos da instituição e recebeu todas as orientações necessárias. Fizemos todo o acolhimento e entramos em contato com a solicitante para repassarmos esclarecimentos devidos, porém a mesma não concorda sobre ser disponibilizado uma unidade de fralda por vez e não concorda com a escassez de material, mas ressaltamos que este fluxo é norma da Instituição”, explicou em nota.
O hospital também esclarece que a baixa no estoque de enxovais é resultado da alta demanda e, por isso, as equipes não conseguem atender todas as solicitações de prontidão, já que é preciso o processo de higienização e desinfecção.
Campanha - Recentemente, a Santa Casa criou a campanha "Faça chuva ou faça sol, a gente troca o lençol!”, com o objetivo de arrecadar enxovais para as camas que acomodam pacientes internados pelo SUS (Sistema único de Saúde). A demanda, conforme a unidade, é maior que a disponível na instituição. Em 24h, o consumo médio de peças de enxoval é de 4,3 mil a 4,5 mil kg. Cada lençol hospitalar custa R$ 31,85.
Quem desejar ajudar, basta realizar doação diretamente ao fornecedor de lençóis da Santa Casa, que repassará as peças à unidade de saúde. Os comprovantes de doação devem ser enviados para o número (67) 98477-6734 (WhatsApp), e o setor de Captação e Recursos fará o controle das arrecadações.
Doe para:
Brazil H2 Comércio e Marketing Ltda ME
Pix: CNPJ 25.180.838/0001-35