ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Pacientes ficam deitados em fezes por falta de lençol em hospital

Acompanhante de paciente afirma que situação tem causado desespero em familiares de internados

Liana Feitosa | 06/02/2022 12:29
Pacientes ficam deitados em fezes por falta de lençol em hospital
Filha de paciente apela à população para que doem lençois à Santa Casa. (Foto: arquivo pessoal)

Por falta de lençol hospitalar e fraldas, pacientes da Santa Casa de Campo Grande enfrentam situações degradantes, sem higiene pessoal, de acordo com denúncia feita pela cerimonialista Elma Kátia dos Reis, de 52 anos. Ela acompanha o pai, João Manoel dos Reis, de 86 anos, que está internado no local desde quarta-feira (2).

“Na mesma enfermaria [onde está o pai] tem um paciente de 36 anos, internado há mais de 15 dias, que chegou a ficar defecado por mais de 40 minutos, as fezes chegaram a secar em contato com o corpo dele”, conta a cerimonialista.

De acordo com Elma, a falta de lençóis e fraldas têm feito com que pacientes permaneçam deitados sobre urina e fezes por longos períodos, e acompanhantes são muitas vezes são destratados por insistirem pelo material e atendimento.

“Os enfermeiros até tentam ajudar, mas eles também não têm o que fazer. Eles precisam seguir a ordem da estrutura. Eles chegam a sumir da gente por não conseguirem uma solução, a situação é terrível”, conta. “Ontem uma acompanhante ligava desesperadamente para familiares pedindo ajuda, pois não aguentava ver o irmão nessa situação”, completa Elma.

Pedido à população - Para a cerimonialista, a população precisa se mobilizar e ajudar a unidade de saúde com doações. “Nós precisamos expor o que está acontecendo de forma bem real e sensibilizar a população e empresários para que façam doações pra Santa Casa porque é desumano o que está acontecendo aqui”, apela a acompanhante.

“Temos que lembrar que esse não é um hospital qualquer, é um hospital de referência, o maior do nosso Estado, então não pode faltar uma coisa assim tão básica”, finaliza.

Recentemente, a Santa Casa criou a campanha "Faça chuva ou faça sol, a gente troca o lençol!” com o objetivo de arrecadar enxovais para as camas que acomodam pacientes internados pelo SUS (Sistema único de Saúde). A demanda, conforme a unidade, é maior que a disponível na instituição. Em 24h, o consumo médio de peças de enxoval é de 4,3 mil a 4,5 mil kg. Cada lençol hospitalar custa R$ 31,85.

Quem desejar ajudar, basta realizar doação diretamente ao fornecedor de lençóis da Santa Casa, que repassará as peças à unidade de saúde. Os comprovantes de doação devem ser enviados para o número (67) 98477-6734 (WhatsApp), e o setor de Captação e Recursos fará o controle das arrecadações.

Doe para:

Brazil H2 Comércio e Marketing Ltda ME

Pix: CNPJ 25.180.838/0001-35

Direto das Ruas - Flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos podem ser enviados ao Campo Grande News pelo WhatsApp, número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias