Pacientes ficam deitados em fezes por falta de lençol em hospital
Acompanhante de paciente afirma que situação tem causado desespero em familiares de internados
Por falta de lençol hospitalar e fraldas, pacientes da Santa Casa de Campo Grande enfrentam situações degradantes, sem higiene pessoal, de acordo com denúncia feita pela cerimonialista Elma Kátia dos Reis, de 52 anos. Ela acompanha o pai, João Manoel dos Reis, de 86 anos, que está internado no local desde quarta-feira (2).
“Na mesma enfermaria [onde está o pai] tem um paciente de 36 anos, internado há mais de 15 dias, que chegou a ficar defecado por mais de 40 minutos, as fezes chegaram a secar em contato com o corpo dele”, conta a cerimonialista.
De acordo com Elma, a falta de lençóis e fraldas têm feito com que pacientes permaneçam deitados sobre urina e fezes por longos períodos, e acompanhantes são muitas vezes são destratados por insistirem pelo material e atendimento.
“Os enfermeiros até tentam ajudar, mas eles também não têm o que fazer. Eles precisam seguir a ordem da estrutura. Eles chegam a sumir da gente por não conseguirem uma solução, a situação é terrível”, conta. “Ontem uma acompanhante ligava desesperadamente para familiares pedindo ajuda, pois não aguentava ver o irmão nessa situação”, completa Elma.
Pedido à população - Para a cerimonialista, a população precisa se mobilizar e ajudar a unidade de saúde com doações. “Nós precisamos expor o que está acontecendo de forma bem real e sensibilizar a população e empresários para que façam doações pra Santa Casa porque é desumano o que está acontecendo aqui”, apela a acompanhante.
“Temos que lembrar que esse não é um hospital qualquer, é um hospital de referência, o maior do nosso Estado, então não pode faltar uma coisa assim tão básica”, finaliza.
Recentemente, a Santa Casa criou a campanha "Faça chuva ou faça sol, a gente troca o lençol!” com o objetivo de arrecadar enxovais para as camas que acomodam pacientes internados pelo SUS (Sistema único de Saúde). A demanda, conforme a unidade, é maior que a disponível na instituição. Em 24h, o consumo médio de peças de enxoval é de 4,3 mil a 4,5 mil kg. Cada lençol hospitalar custa R$ 31,85.
Quem desejar ajudar, basta realizar doação diretamente ao fornecedor de lençóis da Santa Casa, que repassará as peças à unidade de saúde. Os comprovantes de doação devem ser enviados para o número (67) 98477-6734 (WhatsApp), e o setor de Captação e Recursos fará o controle das arrecadações.
Doe para:
Brazil H2 Comércio e Marketing Ltda ME
Pix: CNPJ 25.180.838/0001-35
Direto das Ruas - Flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos podem ser enviados ao Campo Grande News pelo WhatsApp, número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.